A técnica do blush (que em português significa “corar”) tem origem nas civilizações gregas e romanas, na qual elementos naturais como açafrão e beterraba eram utilizados nas bochechas para a representação de um status de poder e nobreza.
Nos dias de hoje, a prática foi aprimorada com diferentes texturas e cores. A função principal do blush é trazer um aspecto saudável para a maquiagem.
O produto ganhou grande notoriedade nos últimos anos, sendo considerado uma grande aposta de categorias de maquiagem em ascensão para 2024.
Como escolher o tipo ideal de blush
O blush é um produto extremamente versátil, podendo existir em diversas cores e texturas. Por isso, uma pesquisa prévia torna-se essencial para a escolha do produto adequado em relação à cor e ao tipo de pele. Em relação as texturas, temos:
Blush em pó:
O mais clássico de todos! Dentre as opções, é a mais fácil de se aplicar e espalhar pela pele. No entanto, sua durabilidade não é tão grande e pode sair facilmente com o suor ou outras interferências. Esse tipo de blush é ideal para pessoas com a pele mais oleosa como forma de equilibrar o brilho excessivo.
Blush cremoso:
Ideal para quem gosta de uma maquiagem resistente. Mesmo sendo um pouco mais pesado do que a versão em pó, o blush cremoso também deixa um evento super natural e glossy. Recomendado principalmente para peles mais secas com o intuito de deixar a pele mais iluminada.
Blush líquido:
O queridinho do momento! O blush da Rare Beauty (marca da cantora Selena Gomez) tem chamado atenção das blogueiras pela sua alta pigmentação e acabamento natural.
Diversos veículos e influenciadoras tem feito reviews do famoso blush líquido da Rare Beauty. (Foto: Reprodução/Instagram/@capricho)
O segredo para saber sua cor ideal de blush
O tom de pele e a cor do cabelo são fatores que influenciam primordialmente na escolha de um blush. Em geral, é recomendado buscar pelas combinações: tom de pele quente + blush quente ou tom de pele frio + blush frio.
A cor do blush tem que estar de acordo com o tom de pele. (Foto: Reprodução/Instagram/@feronconi)
Para pessoas loiras naturais e de peles mais claras, o ideal é a aplicação de blushes rosados ou alaranjados. Agora, peles negras e com cabelos em tonalidades mais escuras podem optar em cores mais fortes e pigmentadas de blush como marrom escuro, rosa queimado ou terracota. No caso de pessoas ruivas, blushes em tons de pêssego ou até mesmo um bronzer puxado para o laranja pode funcionar muito bem.
Truques para uma melhor aplicação do blush
Uma das dicas principais para aplicar o blush da maneira certa está na utilização do pincel correto. Um pincel de tamanho médio a grande é ideal para esse processo, visto que a parte alta das maçãs do rosto é a principal área que o produto estará concentrado. No entanto, o grande segredo para um acabamento perfeito é a paciência! Os blushes costumam a ser produtos altamente pigmentados e, por isso, são aplicados em pequenas quantidades e sempre sendo esfumadas. Sorria em frente ao espelho para uma melhor visualização das maçãs do rosto e caso perceba que a aplicação ficou exagerada, use o pó compacto para corrigir as imperfeições.
Por fim, assim como qualquer outro elemento da maquiagem, o blush pode ser usado de diversas outras formas mais criativas. O importante é experimentar achar seu próprio estilo de maquiagem.
Foto Destaque: O blush se aplica para os mais diversos tons de pele. (Reprodução/Shutterstock)