Estamos a cerca de uma semana do lançamento da quinta temporada da série The Crown, uma crônica sobre a história da família real britânica. Temporada essa que irá trazer muito sobre a vida da famosa Diana, princesa de Gales, a Lady Di, inclusive a aparição com o lendário “vestido da vingança”.
Diana Spencer ficou conhecida mundialmente após seu casamento com Charles III, atual rei do Reino Unido, na época ainda príncipe de Gales. Ela não é vista como a terceira mulher mais influente da monarquia inglesa por acaso, com seu caráter forte e marcante mas ao mesmo tempo humilde e empática, dedicada a várias causas sociais, se sagrou a princesa do povo.
A princesa também segue sendo muito reconhecida por seu senso de moda, sendo um grande ícone fashion, com suas composições cheias de personalidade. O “vestido da vingança” entrou pra história e causou muito barulho por ser usado na data em que Charles assumiu publicamente estar traindo Diana. O vestido, ombro a ombro em seda preta, fugia completamente do dress code da monarquia e foi usado em uma festa da Vanity Fair, costurado pela estilista Christina Stambolian.
Lady Diana no evento da revista Vanity Fair. (Foto: Reprodução/Oprah Daily e UOL)
Para além do vestido, outra coisa que fugia completamente dos hábitos da família real foi o esmalte usado por Lady Di na ocasião, um vermelho escarlate. Cor associada a raiva, a fúria e ao mesmo tempo ao calor, à força e ao poder. A mensagem perfeita para ocasião. A criadora do vestido fez o seguinte comentário no livro Diana: A life in Dresses: “Ela estava claramente irritada (…) Ela usava um tom vibrante de esmalte vermelho nas unhas, algo que nunca antes a tínhamos visto fazer. Era como se ela dissesse: ‘Hoje, seremos perversos'”.
Em 31 de agosto completaram-se 25 anos do falecimento da mãe dos príncipes Harry e William, que será sempre lembrada não só por todos os seus atos caritativos e altruístas, mas também por sua autenticidade ao se vestir, por saber exatamente como usar a moda como uma linguagem. Na ocasião da festa da Vanity Fair, Diana não disse uma única palavra sobre todo o ocorrido, mas a mensagem repercute alta e clara até hoje.
Foto Destaque: Diana, princesa de Gales, conhecida também como Lady Di ou princesa do povo (Foto: Reprodução/Correio Brasiliense)