Pele mais firme: Hábitos que ajudam a reduzir a perda de colágeno

Thais Cordeiro Por Thais Cordeiro
5 min de leitura

Quando se fala em skincare, o que não faltam são dicas e produtos que prometem repor o colágeno natural da pele, mas você sabe, de fato, o que é o colágeno? “É uma proteína responsável por dar firmeza e sustentação à pele. Para se ter ideia, 70% desse órgão é composto por ela”, explica a dermatologista Luciana Garbelini, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Essa proteína também está presente nos ossos, musculatura, articulações, unhas, cabelo e outras estruturas.  A firmeza e a elasticidade da pele dependem principalmente dessa proteína estrutural. Dermatologistas indicam hábitos e tratamentos eficazes para preservá-la por mais tempo no organismo.

Apesar de ser formada de maneira natural pelo organismo, a produção de colágeno começa a cair por volta dos 30 anos de idade. “Isso vai aumentando em progressão geométrica. No caso das mulheres, a perda de colágeno aumenta rapidamente após a menopausa e as consequências ficam ainda mais visíveis”, conta a dermatologista Thais Pepe, também da SBD.


Cuidados com a pele. (Foto: Reprodução/ Pexels)


Segundo Luciana, há uma perda anual de 1% de colágeno  – o que chega a 30% após a última menstruação. “Com isso, a pele fica mais fina, flácida e menos hidratada. A musculatura torna-se menos flexível. Nos cabelos, pode impactar deixando-os mais finos e quebradiços, e as unhas mais fracas”, diz. Isso acontece porque essa proteína não só tem sua produção reduzida drasticamente durante esse período, como também começa a passar por um processo de degradação.

“Uma alimentação balanceada, com alimentos ricos em antioxidantes, como frutas vermelhas e cítricas, contribui para desacelerar esse processo de degradação. Isso porque eles atuam no combate de radicais livres, que oxidam as células acentuando a perda de colágeno”, explica Thais.

Luciana destaca a importância do uso de protetor solar diariamente: “O excesso de radiação ultravioleta aumenta a oxidação. O uso de antioxidantes tópicos, como a vitamina C, também é essencial para proteger a pele e frear a queda dessa proteína estrutural.” Concluí ela.

 

Cosméticos com colágeno são eficazes?

A dermatologista explica que produtos com colágeno em sua formulação não são capazes de repor a proteína do organismo. “Cosméticos contendo essa proteína não são eficazes, pois ela é muito grande e não consegue ser absorvida pela pele. O que pode ajudar são produtos que levam ácido retinóico, que atua estimulando a produção de colágeno pelo corpo”, ressalta Luciana.

No entanto, o melhor tratamento segue sendo a prevenção, por isso, a profissional reforça que protetor solar e antioxidantes são os mais importantes de montar uma rotina de skincare para garantir uma melhor saúde da pele, já que eles ajudam a impedir a degradação da proteína.


 

  Cuidados com a pele. (Foto: Reprodução/ Pexels)


Como aumentar a produção de colágeno no organismo

Thais esclarece que todas essas dicas são apenas maneiras de minimizar a atuação dos radicais livres, sobre a forma mais eficaz de reverter esse processo e recuperar a firmeza e a elasticidade da pele, ela afirma que: “O ideal é realizar procedimentos com estímulos locais”. Segundo a dermatologista, os principais são:

·     Bioestimuladores injetáveis de colágeno, como o Radiesse e o Sculptra.

      Lasers de ultrassom microfocado, como o Ultraformer.

Ela ainda explica que em alguns casos, uma sessão basta, mas que em outros podem ser necessários até quatro retoques após a primeira vez em que se é submetido ao tratamento. A melhora acontece de forma progressiva e tem duração de até dois anos. Porém, no geral, é indicada uma aplicação anual para a manutenção dos tratamentos.

 

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Larissa-Manoela-revela-seus-segredos-para-controlar-a-oleosidade-da-pele

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Sephora-reforca-tradicao-de-Halloween-com-evento-O-Outro-Lado-da-Beleza

https://inmagazineig2.websiteseguro.com/post/Neutrogena-lanca-Semana-Beauty-Boost

 

Suplementos a base de colágeno funcionam?

Segundo as duas dermatologias, o consumo de suplementos orais podem auxiliar na produção de colágeno, mas apenas se estiverem associados aos procedimentos de estímulos externos citados anteriormente. “A quantidade de colágeno que o corpo consegue produzir a partir desse tipo de suplementação é reduzida, então a melhora no aspecto da pele será mínima se consumidos de forma independente”, diz Luciana.

Foto destaque: Cuidados com a pele. Reprodução/ Pexels

Deixe um comentário

Deixe um comentário