Removedor ou acetona: conheça qual o mais indicado para retirar o esmalte

Grasiele Gomes Por Grasiele Gomes
4 min de leitura

O mundo das nail arts tem diversificado bastante nos últimos tempos. Os esmaltes têm surgido com novas pigmentações, novas colorações e sempre trazem novidades para durar mais tempo na unha. O uso de glíter tornou-se comum entre os admiradores, daí surge a necessidade de saber diferenciar qual o melhor produto para retirar o esmalte, especialmente o glíter. Quem pinta as unhas com frequência sabe da importância de usar o produto certo para essa tarefa, que as vezes, pode ser complicada. Portanto, decidir qual o melhor produto para retirar o esmalte faz toda diferença, pois isso influenciará na saúde das unhas.


Escolher o produto certo para retirar o esmalte das unhas (Foto: Reprodução/Site de beleza e moda)


Grande parte das pessoas não sabem identificar a diferença entre o removedor e a acetona, e muitos têm dúvidas sobre como usar e quando usar, se para unhas alongadas, ou unhas em gel, com pedrarias ou com um simples esmalte.

O removedor oferece menos danos à saúde das unhas, ele pode ser apresentado com ou sem acetona, porém, em porcentagens bem pequenas. É considerado um solvente mais suave e na sua composição são encontrados óleos, vitaminas e hidratantes que irão retirar o esmalte e manter as mãos hidratadas. Outra característica importante e fácil de ser notada é o cheiro de ambos os produtos, a acetona tem um cheiro bastante acentuado com relação ao cheiro do removedor.

“Além disso, por ter um solvente mais forte do que o do removedor de esmalte, a acetona consegue tirar o esmalte com mais rapidez. Porém, ela tem uma ação danificadora mais potente que o outro produto, podendo desidratar e corroer a unha ou então causar inflamações das cutículas e provocar o surgimento de fungos. Enquanto isso, o removedor de esmalte não mancha a unha e ainda contém propriedades hidratantes. Assim, podemos destacar que a acetona, além de ressecar e manchar a unha, também a deixa mais fraca”, explica Vanessa Verdetti, especialista em unhas, em entrevista à revista Capricho.


Unhas desidratadas e danificadas (Foto: Reprodução/ND Mais)


Tanto a acetona quanto o removedor causam ressecamento das unhas e também da pele em volta delas. Ambos, se usados com muita frequência podem deixá-las quebradiças. É o que afirma a médica Dra. Lorena Paiva Ávila, especialista em Dermatologia Clínica. “Os solventes usados ​​em removedores de esmalte incluem a famosa acetona e um ativo chamado gama butirolactona. Eles são misturados com materiais como álcool, lanolina e óleo de rícino para gerar o removedor. A acetona no removedor é considerada um ativo agressivo tanto para as unhas como para a pele ao redor delas, e é a causa mais comum de alergia.” concluiu.

O ideal é fazer uso de removedores sem acetona, esses possuem uma substância conhecida como acetato de etila, que é bem menos agressivo à pele e à saúde das unhas. É importante ressaltar, que esse tipo de removedor (sem acetona), exigirá um pouco mais de esforço para retirar o esmalte, principalmente aqueles que contém muitas pigmentações e glíter, esse é um ponto negativo.

Dessa forma, os removedores são os mais indicados para retirar o esmalte e manter as unhas limpas e saudáveis. Pode-se, ainda fazer uso de hidratantes para as mãos, após o uso do removedor ou acetona.

Foto destaque: Retirar esmalte das unhas. Reprodução/Woman 360.

 

Deixe um comentário

Deixe um comentário