A Semana de Moda de Paris encerrou a temporada de inverno de 2024 na terça-feira (05), e mostrou uma tendência já revelada em Milão, Londres e Nova York que prometem não sair da cabeça das pessoas. Os cabelos tomaram o protagonismo nos desfiles de marcas como a Chanel e Giambattista Valli, que apresentaram novas formas de usar acessórios, como presilhas anos 80 e os lenços como arremate. Já outras marcas apostaram na criatividade de seus maquiadores para abrilhantar as passarelas.
Tendências nos cabelos
No desfile da Chloé, marca francesa de acessórios, ondas despojadas chamaram a atenção. As chamadas ondas Boho ajudam a criar um visual mais informal e é marcado por ondas mais soltas e leves. A ideia, é obter um penteado bagunçado de ondas mais naturais, um look fácil de se obter em casa com um simples spray de fixação. Várias celebridades apostam nesse look para eventos no tapete vermelho.
Já o hairstylist britânico, Guido Palau, fez algo mais futurista para o desfile da Loewe, marca de luxo espanhola que já tem quase 200 anos de história. Palau escolheu referenciar os cabelos coloridos de anime, para mostrar novas formas de se divertir com as cores nos cabelos.
A cor também se destacou nas sobrancelhas, mas neste caso, a falta de cor delas. Um look também de fácil replicação em casa, a tendência surgiu nos anos 90, inspirado pelo look das supermodelos da época, apesar da moda ter sido vista inicialmente nos anos 70. Celebridades como, Madonna e os designers Alexander McQueen, ajudaram a moda a se popularizar na época. As sobrancelhas descoloridas ajudaram a dar um ar mais intrigante ao olhar das modelos.
Tendências na make
As cores e o olhar bem marcado foram destaque na maquiagem de algumas marcas na Semana de Moda de Paris. A Dior trouxe aplicações em formato de pétalas de flor no canto dos olhos das modelos em cores vibrantes , em especial o rosa, em homenagem a Marc Bohan, diretor criativo da Dior que supervisionou o nascimento da linha feminina, Miss Dior, em 1967.
Outra tendência na maquiagem é mais sóbria, mas igualmente marcante. Os olhos pretos bem marcados por delineador, contrastam com pouca maquiagem nos lábios e na face, fazendo com que todos os olhares se voltem justamente para as linhas bem marcadas na área. Algumas modelos também ostentavam contraste no olhar com corretivo marcado, esbranquiçando a região debaixo dos olhos, destacando a maçã do rosto. Internautas brasileiros se divertiram com esse visual, dizendo “Minhas olheiras acharam bapho essa tendência do corretivo marcado! Sem erro!”. Já outros chamaram o visual de “panda invertido”. O batom preto e a maquiagem minimalista também foram sucesso nos comentários e na passarela.
No mundo da moda, o objetivo é chamar a atenção, usando contrastes para causar destaque em algum aspecto. Seja nos cabelos, nas roupas ou na maquiagem, os estilistas e hairstylists criam imagens únicas, que podem ser replicadas ou reimaginadas para o dia a dia. Afinal, a moda é para todos.