Mesmo antes do lançamento de sua autobiografia, “Spare”, o livro de Harry vem causando desconforto na família real britânica com muitas críticas feitas pelo Duque de Sussex. No novo vazamento de informações, o alvo das críticas do príncipe, foi sua cunhada, a princesa de Gales.
O especialista Tom Bower revelou ao Page Six que Kate se sente “indignada e magoada” com as acusações feitas pelo Duque, principalmente pela suposta briga com Megan Markle a respeito de vestido de daminha de honra, no casamento de Harry e Megan em 2018, do qual Charlotte, filha de Kate e William, participou da cerimônia. O príncipe Harry afirmou que a cunhada havia criado uma discussão por causa do tamanho do vestido da filha que havia ficado muito grande, quatro dias antes da cerimônia e que desejava que o vestido fosse refeito.
Harry também relata que, apesar de Kate ter eventualmente concordado em ir ao alfaiate ajustar a peça, a discussão teria sido intensa ao ponto de encontrar a atriz “no chão” em lágrimas.
Princesa Charlotte e príncipe George no casamento de Megan e Harry. (foto: Reprodução/ Purepeople)
Além disso, Harry também fez críticas à convivência cotidiana entre Kate e Megan, como emprestar maquiagem uma para a outra. Em trecho do livro, Harry relata que durante a aparição dos dois casais no Royal Foundation Forum, também em 2018, Kate se sentiu desconfortável ao pedido de Megan para usar seu brilho labial. “Kate, surpresa, abriu a bolsa e relutantemente tirou um pequeno tubo. Meg espremeu um pouco no dedo e aplicou nos lábios. Kate fez uma careta.”, escreveu o Duque.
De acordo com o Page Six, Tom Bower descreveu os comentários feitos pelo príncipe como “grotescamente medíocres” e “vergonhosos”, uma vez que o livro foi concluído logo após a aparição de Harry no funeral da avó, rainha Elizabeth II, em setembro de 2022. “A decepção de Harry no funeral da rainha sabendo o que ele havia escrito sobre Kate, William, e seu pai, sem dar uma dica do que estava por vir, é simplesmente inacreditável”, disse Bower. O especialista ainda levantou a hipótese de que Megan também esteja escrevendo um livro do mesmo gênero revelador e concluiu ao dizer “É assim que eles vão ganhar dinheiro por muito tempo”.
Além de Kate, o irmão de Harry, William, e a madrasta, rainha consorte Camilla também são alvos de críticas do príncipe em seu livro, além de levantar questões como as circunstancias da morte da mãe, a famosa princesa Diana.
Além do livro, os duques de Sussex também fazem criticas à família real no seriado do casal na Netflix, “Harry & Megan”, onde a princesa de Gales também é citada quando Megan diz que quando a conheceu “comecei a entender muito rapidamente que a formalidade do lado de fora é mantida do lado de dentro”, a respeito de seu primeiro encontro com Kate onde ela não se sente confortável com um abraço de Megan.
Fato destaque: Príncepes William e Harry, Kate Middletone Megan Markle durante evento da família real britânica. Foto/ UOL.