A cantora Céline Dion se abriu sobre a Síndrome da Pessoa Rígida (SPR), uma doença rara que a obrigou a deixar os palcos. Hoje (11), o programa “Today” apresentou um trecho do documentário “Eu Sou: Céline Dion”, onde a estrela, visivelmente emocionada, revela como a condição afetou sua voz, impedindo-a de alcançar notas mais altas. Mesmo assim, ela afirmou na entrevista que pretende retornar aos palcos nem que seja rastejando.
Céline se emociona ao cantar
Na parte exibida, Céline não conseguiu conter as lágrimas ao falar sobre o impacto da doença em sua capacidade de cantar. Segundo a cantora, ela não tem dificuldades ao respirar, mas, ao tentar cantar, não conseguiu completar a nota e chorou com a situação. Confira abaixo o momento:
Celine Dion gets vulnerable and shows how her disorder has impacted her ability to sing.
— Mr. Pop (@MrPopOfficial) June 11, 2024
pic.twitter.com/DiFLdLp7Zd
Céline mostra dificuldade para cantar (Reprodução/X/@MrPopOfficial)
Em entrevista a Hoda Kotb, a artista contou como tem se sentido e como notou os primeiros sintomas da SPR durante sua turnê mundial “Taking Chances”, em 2008. “Subi no palco e comecei a soar mais anasalada. Eu poderia dizer: ‘Está começando a fazer frio’, ‘É o terceiro show consecutivo’ ou ‘Você está trabalhando demais'”, explicou.
O problema, no entanto, foi que ela começou a sentir seu corpo mais rígido. “Eu estava com muito medo. Então você entra em pânico, e quanto mais você entra em pânico, mais você tem espasmos”, relatou a cantora.
Os espasmos mencionados por Céline são um dos principais sintomas da SPR, junto com fala arrastada e visão dupla. Em casos mais graves, a doença pode afetar a capacidade de andar ou falar.
Mudança nas canções
Céline descreveu como o problema afeta seu corpo: “É como se alguém estivesse te estrangulando. É como se alguém empurrasse suas cordas vocais e você não pode subir ou descer o tom. Se torna um espasmo”, contou. Ela mencionou que teve que ajustar as músicas para um tom mais baixo, para assim conseguir realizar os shows da melhor forma e não decepcionar seus fãs.
Céline Dion tornou público seu diagnóstico em dezembro de 2022, quando anunciou nas redes sociais que adiaria uma série de shows. Ainda na entrevista, Céline garantiu que retornará aos palcos.