Flávio Bolsonaro visita ex-presidente na prisão e fala sobre estado de saúde do pai

Após visita na PF, senador afirma que o ex-presidente apresenta melhora, cobra liberação de cirurgia e discute projeto que reduz penas do 8 de Janeiro

16 dez, 2025
Flávio Bolsonaro fala com a imprensa após visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro | Reprodução/TV Globo
Flávio Bolsonaro fala com a imprensa após visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro | Reprodução/TV Globo

Após visitar o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Superintendência da Polícia Federal, em Brasília, nesta terça-feira (16), o senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ) afirmou que o pai está “bem, sem soluços e até mais animado”. Jair Bolsonaro segue cumprindo pena no local após condenação por tentativa de golpe de Estado.

Na segunda-feira (15), os advogados de Jair Bolsonaro solicitaram ao ministro Alexandre de Moraes autorização para a realização de uma cirurgia, após exames de ultrassonografia realizados no último domingo (14). De acordo com a defesa, o procedimento seria necessário para correção de hérnias. A declaração ocorre em meio a um pedido da defesa do ex-presidente ao Supremo Tribunal Federal (STF) para autorização urgente de um novo procedimento cirúrgico.

Histórico de problemas de saúde

Desde o episódio da facada sofrida durante a campanha eleitoral de 2018, Jair Bolsonaro enfrenta complicações recorrentes no intestino e já passou por diversos procedimentos médicos. Crises frequentes de soluço, segundo aliados, seriam uma das consequências do atentado.



Flávio Bolsonaro concede entrevista à imprensa após visitar o pai (Vídeo: reprodução/YouTube/SBT News)


De acordo com Flávio, o ex-presidente apresentou melhora nos últimos dias e demonstrou bom humor durante a visita. Apesar de afirmar que o pai apresentou melhora no quadro de saúde, Flávio Bolsonaro cobrou celeridade na autorização do procedimento e criticou o fato de pedidos médicos estarem sendo submetidos à perícia da Polícia Federal por determinação do STF.

“Ele estava bem hoje, bem humorado, bem disposto. [Estava] o Jair Bolsonaro que eu conheço, que passa tranquilidade, que mostra segurança”, disse o senador ao deixar a Superintendência da PF.

Conversa sobre o PL da Dosimetria

Durante o encontro, Flávio e Jair Bolsonaro também discutiram o Projeto de Lei da Dosimetria, que propõe a redução das penas aplicadas aos condenados pelos atos de 8 de Janeiro. O senador voltou a defender a proposta e afirmou que o ex-presidente vê a iniciativa como uma forma de amenizar o sofrimento de pessoas que considera injustamente punidas.

Esta foi a primeira visita de Flávio Bolsonaro ao pai após a suspensão da Lei Magnitsky, imposta pelos Estados Unidos contra o ministro Alexandre de Moraes. Segundo o senador, o tema não foi tratado durante a conversa. Após a visita de Flávio, a ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro também esteve na Superintendência da Polícia Federal, mas não falou com a imprensa.

Nesta quarta-feira (17), uma equipe médica da Polícia Federal realizará uma perícia em Jair Bolsonaro. O laudo servirá de base para a decisão do STF sobre a autorização, ou não, da cirurgia solicitada pela defesa.

Mais notícias