O cantor Usher será a atração musical do Super Bowl 2024, no próximo domingo (11). Porém, o cantor não receberá cachê por sua apresentação. Embora o show do intervalo do Super Bowl seja conhecido por ser uma das maiores transmissões da história da TV, os artistas se apresentam no evento sem remuneração.
O Super Bowl não paga aos artistas pelas apresentações
Segundo a revista Forbes, os artistas recebem pagamento de acordo com uma escala sindical, equivalente a apenas uma fração do lucro que normalmente recebem por um show e é um salário mínimo garantido por um contrato sindical.
Um dançarino que se apresentou gratuitamente no show do cantor The Weeknd para a NFL em 2021, disse ao Los Angeles Times que apenas metade do corpo de dança recebeu pagamento pela performance. Os que foram pagos receberam US$ 712 pela apresentação no Super Bowl e mais US$ 45 por cada hora de ensaio.

The Weeknd e dançarinos no Super Bowl 2021 (Foto: reprodução/Ashley Landis/Associated Press/Los Angeles Times)
O SAG-AFTRA foi notificado sobre o acontecido, porque muitos dos dançarinos não sabiam que entre alguns deles seriam remunerados. Após isso, regras foram estabelecidas para garantir que toda a equipe recebesse pagamento pelo trabalho.
O engajamento dos cantores aumenta após as apresentações
Para os cantores, há mais vantagem no engajamento do que na remuneração. Segundo o Spotify, após o Super Bowl de 2020, a discografia de Jennifer Lopez teve um aumento de 335% e a de Shakira de 230%. E a Forbes mencionou que as vendas do álbum Unorthodox Jukebox, de Bruno Mars, aumentaram em 92% após a apresentação do cantor em 2014.
Shakira e Jennifer Lopez no Super Bowl 2020 (reprodução/Kevin Winter/Getty Images/Bussiness Insider)
Esse engajamento vem em boa hora para Usher, que anunciou uma nova nova turnê nacional, prevista para começar em agosto deste ano. Além disso, Coming Home, seu novo álbum, será lançado na próxima sexta-feira, dia 9, apenas dois dias antes de sua apresentação no Super Bowl.