A era “Barbie” ainda não acabou. Após o sucesso estrondoso do filme live-action da boneca mais famosa do mundo, a Netflix, junto de Shonda Rhimes, anunciou nesta quarta-feira (11) que irá produzir um documentário sobre a primeira Barbie negra da história, lançada em 1980.
Primeira Barbie negra
Após o lançamento da “Onda Rosa”, de Greta Gerwig, outros projetos que envolvem a boneca de plástico foram impulsionados. E agora chegou a vez de contar a história da primeira Barbie negra, que foi criada 31 anos após o lançamento da primeira.
Hoje em dia já é comum vermos bonecas que fogem do estereótipo da garota loira, mas como foi que a Mattel decidiu virar essa chave dentro de sua produção? De acordo com a sinopse oficial, divulgada pelo The Hollywood Reporter, iremos acompanhar a criação do brinquedo e as três mulheres responsáveis por este feito.
Primeira imagem de “Black Barbie”. (Foto: divulgação/Netflix)
“O documentário conta a história de como a primeira Barbie negra surgiu, em 1980, examinando a importância de representações e como as bonecas podem ser cruciais para a formação da identidade e da imaginação”, diz o documento enviado à imprensa.
Sobre o documentário
A direção ficará nas mãos de Lagueria Davis, que em comunicado à Variety, diz que contar essa história tem sido uma jornada muito pessoal e que aquece seu coração ao celebrar o legado de sua tia Beulah Mae Mitchell, Kitty Black Perkins e Stacey McBride Irby.
Após a exibição do filme na mostra de cinema realizada em Austin, no Texas, Davis conta que quis examinar o passado, o presente e o futuro da boneca. Sua ideia não é apenas contar como aconteceu, mas dizer que esta nova Barbie trouxe alguma mudança. “Passei 12 anos tentando convencer as pessoas de que é importante fazer este filme e que ele poderia ser divertido e educativo”, disse.
Além de Lagueria, o projeto conta com a coprodução de Shonda Rhimes e também de Betsy Beers. “Black Barbie” será lançado no catálogo da Netflix. Até o momento, o documentário não ganhou uma previsão de estreia.
Foto destaque: Exposição de Barbies negras. (Foto: divulgação/NYP)