Com a Black Friday, os comerciantes digitais têm uma oportunidade única de aumentar as suas vendas e chegar a mais pessoas. Mas qual é o melhor sistema de marketing para lucrar com essa data tão especial?
Existem muitas estratégias digitais vencedoras, mas o e-mail marketing está entre as que oferecem um maior retorno por investimento. Neste pequeno artigo, vamos aprender o que é e-mail marketing, estudar as suas vantagens (e algumas desvantagens), e considerar a importância da Black Friday na indústria do comércio digital.
O que é e-mail marketing?
E-mail marketing é um sistema de marketing digital que utiliza o e-mail como ferramenta principal de comunicação com clientes ou potenciais clientes. Envolve o envio de mensagens comerciais, informativas ou promocionais para uma lista de contatos que consentiu em receber essas comunicações.
Uma das maiores caraterísticas do e-mail marketing é o elevado nível de customização. O e-mail marketing pode ser personalizado para atender às necessidades e interesses específicos do público-alvo e afunilado a diferentes listas de contatos (por exemplo, “ex-clientes,” “clientes novos,” e “clientes leais”).
Vantagens e desvantagens do e-mail marketing
Para além da já referida possibilidade de segmentar e personalizar mensagens, o e-mail marketing tem a vantagem de ser uma das estratégias de marketing com melhor custo benefício (afinal, enviar e-mails é gratuito)! Permite ainda utilizar automação para enviar mensagens em momentos específicos ou em resposta a certas ações do cliente, sendo assim extremamente eficiente.
Outra vantagem importante é o alcance: com e-mails, pode chegar a qualquer pessoa em qualquer parte do mundo (desde que obtenha o seu endereço de e-mail e consentimento). Finalmente, o e-mail marketing oferece métricas detalhadas para rastrear taxas de abertura, cliques, ou conversões, permitindo ajustes na estratégia com base nos resultados.
No capítulo das desvantagens, é importante frisar que mensagens por e-mail podem muitas vezes ser descartadas ou até mesmo acabar na caixa de spam de potenciais clientes. Para contrariar esta tendência, escreva títulos apelativos para os seus e-mails e crie novo conteúdo relevante regularmente.
A importância da Black Friday no comércio digital
Já percebemos que o e-mail marketing é fundamental para o comércio digital. Mas qual é o papel da Black Friday nessa história?
As estatísticas não mentem: segundo um estudo partilhado pela Forbes Brasil, 62% dos consumidores estão dispostos a gastar mais na Black Friday. Isso significa que existe um maior incentivo ao consumo na generalidade da população; ou seja: se a sua marca conseguir superar a competição, é muito provável que a Black Friday se converta num maior rendimento.
A estatística principal, contudo, é que 70% dos consumidores ao nível global preferem compras online a compras físicas durante a Black Friday. Logo à partida, isso atribui uma vantagem aos negócios digitais face a negócios de retalho tradicionais.
Finalmente, destacamos que os e-mails com referências à Black Friday são abertos com 5.83% mais probabilidade do que outros e-mails durante esse período, o que dá ainda mais ênfase à importância dessa estratégia de marketing digital.
Seja nesta ou na próxima Black Friday, não perca o trem: junte-se aos milhões de negócios digitais que já utilizam e-mail marketing para vender os seus produtos!