Todo negócio precisa de uma ideia, mas nem toda ideia pode se tornar uma oportunidade de negócio, e é preciso saber diferenciá-las. Segundo a empreendedora Athalia Monae, para o site Entrepreneur, “ideias são conceitos não comprovados e oportunidades são conceitos comprovados que têm valor”. Ela aponta que conforme pesquisa feita pela IGI Global, apenas 6% das ideias atingem o sucesso nos negócios.
Monae declara que “tranformar uma ideia em oportunidade não é uma tarefa fácil”. Para ela, uma boa ideia precisa promover alguma melhoria de um produto que já exista, ou ser algo novo. Além disso, é preciso saber mostrar para o público-alvo que a ideia de negócio tem um valor agregado capaz de resolver algum problema, ou sanar alguma dor dos clientes.
Tranformar uma ideia em oportunidade faz parte de empreender (Foto: Reprodução/Pexels)
A empreendedora dá algumas dicas para identificar se uma ideia pode se tornar oportunidade de negócio. Primeiramente, é preciso questionar se a ideia tem o potencial de resolver um problema de algum grupo de pessoas. Para um empreendedor, saber olhar para o mercado e identificar oportunidades é uma habilidade extremamente vantajosa, que vale a pena ser trabalhada.
É preciso analisar quais são as lacunas do mercado que se relacionam à ideia. Como dito anteriormente, uma oportunidade de negócio pode ser uma melhoria de um produto que já existe. Não precisa ser algo extraordinário, mas um produto ou serviço que seja útil e ajude pessoas a resolverem algum problema do dia a dia.
No caso de Monae, por exemplo, ela conta que procurava uma bolsa capaz de abrigar diferentes formas e tamanhos de escovas de cabelo e pentes, mas não conseguia encontrar. Nesse momento, ela identificou uma lacuna no mercado, e atrelada à ela, uma necessidade.
Com este relato se destaca outra dica importante, que é a pesquisa. É importante investigar se a ideia agrada outras pessoas, para saber se existe público interessado em comprar o produto ou serviço. Também é necessário fazer uma sondagem dos possíveis concorrentes no mercado. Ao pesquisar a concorrência, é preciso observar os produtos e serviços oferecidos e pensar em como fazer diferente, qual será o diferencial que poderá elevar a ideia ao status de oportunidade de negócio.
Foto Destaque: Lâmpadas amarelas representam ideias e a azul se destaca como oportunidade. Reprodução/Pexels