Nesta quinta-feira (11), a Aston Martin anunciou que o piloto Fernando Alonso continuará na equipe por mais duas temporadas. O anúncio da renovação do contrato do bicampeão foi confirmado nas redes sociais.
A nota sobre a renovação, que foi enviada para todos os jornalistas especializados, contém somente a data desta quinta-feira, 11 de abril de 2024, junto com a frase: “estou aqui para ficar”.
Alonso e a permanência
No início do ano, o espanhol chegou a sugerir que não estava certo a sua permanência na Fórmula 1. Fernando Alonso afirmou que iria esperar as primeiras corridas de 2024 para decidir se iria ficar ou não na categoria.
A ida de Hamilton para a Ferrari na próxima temporada e a vaga aberta na Mercedes, tornaram o bicampeão um potencial candidato para a equipe, bem como para a vaga de Sergio Pérez na RBR. Fernando Alonso, porém, declarou que a vaga na Mercedes não lhe parecia tão atraente.
Aos 42 anos, o espanhol tem quase o dobro da idade do piloto mais jovem do grid da F1 em 2024, Oscar Piastri, com seus 23 anos. O veterano espanhol disputada a sua 21ª temporada na categoria, sendo o mais experiente dentre os 20 titulares. Ele conquistou seus dois títulos mundiais em 2005 e 2006, enfrentando Michael Schumacher.
A temporada 2024 é sua segunda pela Aston Martin, ano passado o piloto foi responsável por quase 74% dos pontos conquistados pela equipe no campeonato de pilotos, que a equipe terminou no quinto lugar. Alonso subiu o pódio oito vezes na temporada passada.
Carreira do piloto espanhol
Antes de ir para Aston Martin, Alonso ficou dois anos na Alpine, antiga Renault. Foi com o time francês que ele voltou para a Fórmula 1 em 2021, depois de três anos fora, desde 2018. Neste período, ele foi bicampeão das 24h de Le Mans, do Mundial de Endurance (WEC), e ganhou as 24h de Daytona, além de ter competido nas 500 milhas de Indianápolis e até no Rally Dakar.
Na atual temporada, a Aston Martin é a quinta colocada no campeonato de construtores com 33 pontos. No Mundial de pilotos, Alonso ocupa o oitavo lugar, com 24 pontos; seu melhor resultado em 2024 foi o quinto lugar no GP da Arábia Saudita, segunda corrida desta temporada.