Neste domingo (18) chega ao final a vigésima segunda edição da Copa do Mundo. No estádio Lusail, ás 12h (horário de Brasília), será definido o mais novo tricampeão mundial, no confronto entre França – campeã em 1998 e 2018 – e Argentina – campeã em 1978 e 1986.
Cada jogo tem uma história diferente. Na fase anterior, a atual campeã França demonstrou certas dificuldades contra a grata surpresa da competição até então, a seleção marroquina. Em contrapartida, a Argentina não teve muitas dificuldades para vencer a Croácia. E no último sábado (17), os croatas derrotaram a seleção de Marrocos e confirmaram o terceiro lugar no torneio. Certa feita, muito se discutiu na imprensa quem seria a grande favorita para levantar a taça nesta final no Catar.
“Estou orgulhoso e entusiasmado com o momento que vivemos. Estamos perto de uma final, mas o importante é a estrada. A França tem um time que supre Mbappé e faz dele um jogador ainda melhor. Ele é um dos grandes jogadores, é jovem e vai continuar melhorando”. Comentou Lionel Scaloni, técnico da Argentina.
Messi está próximo de entrar para a história (Foto: Reprodução/Reuters)
Ambas as seleções possuem os principais artilheiros da Copa: Messi (Argentina) e Mbappe (França) com 5 gols, e Alvarez (Argentina) e Girroud (França) com 4 gols cada.
“Não tenho preocupações, não tenho stress, o importante na preparação para um jogo destes é manter a calma. Qualquer final, ainda mais de uma Copa do Mundo, inclui a partida, mas também um contexto particular. O objetivo é conseguir mais um título, vamos fazer de tudo para conseguir o que queremos”. Disse Didier Deschamps, técnico da França.
No restrospecto geral de confrontos entre as duas seleções os hermanos levam vantagem. Embora nunca tenham se enfrentado em finais, nos 12 jogos que disputaram, os argentinos obtiveram seis vitórias, contra três dos franceses, sendo três empates.
Prováveis Escalações
Argentina: Emiliano Martínez; Cristian Romero, Javier Otamendi e Lisandro Martínez; Nahuel Molina, Enzo Fernández, Rodrigo De Paul, Javier Mac Allister e Marcos Acuña; Julian Alvarez e Lionel Messi.
França: Lloris, Koundé, Varane, Upamecano e Theo Hernández; Tchouaméni e Rabiot; Dembélé, Griezmann e Mbappé; Giroud.
Arbitragem
Árbitro: Szymon Marciniak (POL)
Assistente 1: Pawel Sokolnicki (POL) Assistente 2: Tomasz Listkiewicz (POL)
Quarto árbitro: Ismail Elfath (EUA)
Quinto árbitro: Kathryn Nesbitt (EUA)
VAR: Tomasz Kwiatkowski (Polônia)
Assistente do VAR: Juan Soto (Venezuela)
Onde Assistir
A partida será transmitida ao vivo por Globo, Sportv, Ge, Globoplay.
Foto Destaque: Messi vs Mbappé. Reprodução/Getty Images/Goal.com