Desfile de comemoração acaba em queda de torcedor e pneus roubados na Argentina

Por Malu Leal
3 min de leitura

As ruas de Buenos Aires foram tomadas por mais de cinco milhões de pessoas, 10% da população argentina, durante o desfile de comemoração da conquista do tricampeonato mundial de futebol nesta terça-feira (20). Programado para percorrer 70 quilômetros, o trajeto precisou ser interrompido depois de uma série de episódios que saíram do controle das autoridades como tiros, vandalismo e roubos.

Várias pessoas de outros locais do país viajaram até a capital para a festa e o governo acabou por decretar feriado nacional para facilitar a participação do povo na carreata. O evento terminou mais cedo, após cinco horas de um percurso extremamente lento, quando dois torcedores saltaram de um viaduto na tentativa de invadir o ônibus que transportava os jogadores da Seleção. Um deles conseguiu entrar no veículo; o outro terminou caindo de uma altura superior a três metros. Ainda não há informações sobre o estado de saúde do torcedor.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”en” dir=”ltr”>Argentina’s World Cup parade has been cut short after celebrations became chaotic and fans started jumping on the open-top bus from the overpass. The players instead flew over Buenos Aires in a helicopter following guidance from security forces.<br><br> <a href=”https://t.co/Lecq1gn2mL”>pic.twitter.com/Lecq1gn2mL</a></p>&mdash; Ben Jacobs (@JacobsBen) <a href=”https://twitter.com/JacobsBen/status/1605301424719536133?ref_src=twsrc%5Etfw”>December 20, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>


Após o episódio, ficou decidido que não havia mais condições de continuar e o ônibus mudou sua rota para a Praça Roca, que abriga a Escola de Cadetes da Polícia Federal. Do local os atletas embarcaram em helicópteros que os levaram de volta à sede da Associação de Futebol Argentino (AFA). De lá, cada um seguiu para suas casas.

Algumas pessoas deixaram os seus carros na estrada Ricchieri para acompanhar o trajeto e, ao retornarem, notaram que os pneus tinham sido roubados. Os torcedores escalaram postes, semáforos e pontos de ônibus para ver melhor os jogadores. Essas ações resultaram em diversos aparelhos quebrados.

Mesmo com o fim do desfile, as pessoas se recusaram a evacuarem a área e foi necessário a intervenção da polícia duas vezes. Por volta das 20h30, as forças de segurança decidiram evacuar o Obelisco e entraram em confronto com os torcedores. Houve lançamento de barras de borracha, bombas de efeito moral e jatos d’água, e os torcedores retribuíram os ataques com pedras, garrafas e bandeiras em chamas. No fim do desfile de comemoração, foram registradas 795 chamadas por socorro médico e de pessoas perdidas, além de pelo menos 13 detidos e diversos feridos.

Foto destaque: desfile de comemoração ao título argentino. Reprodução: Twitter.

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile