O Clube de Regatas do Flamengo decidiu por demitir o treinador Vítor Pereira nesta segunda-feira (10), um dia após a derrota para o Fluminense por 4 a 1 pela segunda partida da final do Campeonato Carioca. Segundo o jornal O Globo, o anúncio oficial pode acontecer ainda neste dia. Mário Jorge, treinador interino, assumirá o comando até a chegada de um novo técnico.
De acordo com o site, além de a direção do clube aguardar os processos que envolvem o aviso de demissão ao treinador e comissão técnica e as questões burocráticas, Vítor não comandará o treino da próxima terça-feira (11), no Ninho do Urubu.
O trabalho do treinador português durou três meses. Seu objetivo era reformular o elenco após a passagem de Dorival Júnior – demitido do cargo semanas antes da confirmação de Vítor no comando do Mengão. Ao todo, foram 18 jogos, dez vitórias, um empate e sete derrotas, com aproveitamento de 57%.
Vítor Pereira atuando pelo Flamengo. Reprodução/Marcelo Cortes/CR Flamengo/Goal.com
A chegada, porém, foi polêmica: antes do Flamengo, Vítor Pereira estava em um processo para decidir a renovação ou não de seu contrato com o Corinthians, clube que ajudou a levar para a final da Copa do Brasil de 2022, perdida para o Rubro-Negro. Ele optou por não assinar e sair do clube, alegando a necessidade de ficar próximo de sua sogra, supostamente doente, em Portugal.
Neste período, ele perdeu as quatro decisões que disputou: Supercopa do Brasil (4 a 3 para o Palmeiras), Recopa Sul-Americana (derrota nos pênaltis para o Independiente del Valle, do Equador, após vitória por 1 a 0 que garantiu o empate no placar agregado), Taça Guanabara – a derrota por 2 a 1 para o Fluminense garantiu o título ao Tricolor das Laranjeiras – e Campeonato Carioca – 4 a 3 para o Flu no placar agregado, com derrota por 4 a 1 no jogo de volta.
Impasse rescisório
De acordo com Paulo Vinícius Coelho, o PVC, a multa rescisória é o maior entrave antes da oficialização da demissão de Vítor Pereira. O valor de R$ 15 milhões, apesar de ser menor que a de treinadores como Domenèc Torrent, Paulo Sousa e Rogério Ceni, é muito grande para pagar no momento: “O Flamengo não estaria disposto a pagar o valor inteiro, vai tentar negociar esse valor da multa, e vamos ver o que o VP vai dizer”.
Possíveis substitutos
Desde as primeiras especulações sobre a demissão de Vítor Pereira, o primeiro nome cogitado para a substituição é Jorge Jesus. O também português, atualmente no Fenerbahçe (Turquia), está com contrato prestes a encerrar, apesar de ter uma proposta de renovação por parte do clube turco.
O treinador Jorge Jesus, atualmente no Fenerbahçe, da Turquia. Reprodução/Fenerbahçe SK/Coluna do Fla
Outra especulação envolve Eduardo Coudet: o atual treinador do Atlético-MG teve desgaste com a diretoria e investidores do clube após declarações feitas depois da derrota por 1 a 0 para o Libertad, pela primeira rodada da Conmenbol Libertadores, no Mineirão. De acordo com Bruno Andrade, do UOL, isto depende da decisão do clube sobre a permanência ou não do argentino em reunião que também acontece nesta segunda-feira (10).
O treinador Eduardo Coudet. Reprodução/Pedro Souza/Atlético-MG/CNN Brasil
PRÓXIMO JOGO
O Flamengo enfrentará o Maringá, do Paraná, fora de casa nesta quinta-feira (13), Às 20h (horário de Brasília), no estádio Willie Davids, pela terceira rodada da Copa do Brasil.
Foto Destaque: o treinador Vítor Pereira. Reprodução: UOL Esporte