O segundo turno do Campeonato Brasileiro chegou à sua sexta rodada e nos apresenta um recorte de como os clubes estão no retrospecto recente. Analisando a tabela da fase final do torneio, podemos ver aquelas equipes que estão em queda ou ascensão na segunda etapa. A briga pelo título, vaga da Libertadores e pela fuga do rebaixamento ainda estão em aberto.
Após a vitória do Atlético MG, fora de casa sobre o Internacional, o Galo assumiu a liderança do returno com a mesma pontuação de Fortaleza e Bragantino. Líder do returno, e há cinco jogos sem perder, o Atlético saiu da décima posição no primeiro turno para a sétima colocação geral, com um ponto a menos que o Fluminense, primeiro time na zona de classificação para a Libertadores.
Fortaleza e Bragantino, por sua vez, também tiveram mudanças significativas na tabela; a equipe nordestina não perde a cinco jogos e subiu da décima primeira posição para a nona, e está a dois pontos do Fluminense. Já o Bragantino assumiu um papel mais expressivo no campeonato, a equipe terminou o primeiro turno na quinta posição e hoje assume a vice-liderança com apenas sete pontos de diferença para o líder Botafogo, e entra de vez na briga pelo título brasileiro.
Liderança
O Glorioso, por sua vez, continua como líder do Brasileirão, mas o seu desempenho não agrada. Décimo sexto colocado do returno, com apenas cinco pontos em dezoito disputados, o Botafogo não consegue trazer aquela segurança vista no recordista de pontos do primeiro turno do brasileirão, e vê a diferença que era de 13 pontos cair para apenas sete.
Grêmio, Palmeiras e Fluminense terminaram o primeiro turno com pontuações parecidas, os dois primeiros com 34 pontos enquanto o carioca tinha 31, e no returno seguem com desempenhos parecidos. As três equipes têm 56% de aproveitamento e oscilam bastante, Palmeiras e Fluminense ainda disputam a Libertadores e usam equipes alternativas em alguns duelos próximos a jogos de competições internacionais. O Grêmio por sua vez oscila por ser um time recém promovido à Série A.
Briga pela permanência
Na parte de baixo da tabela também é visto reações e quedas. O Coritiba começou o segundo turno da maneira que terminou o primeiro. A equipe só não perdeu uma partida no returno que foi a vitória no clássico contra o Athletico no último domingo (01), o coxa agora ocupa a lanterna da competição deixada pelo América MG. O coelho busca uma reação no campeonato, seu desempenho melhorou, mas não na proporção que poderiam acalmar o seu torcedor. A equipe venceu as duas das três primeiras partidas, mas teve uma queda de rendimento nos últimos quatro jogos.
Contudo, Vasco da Gama e o Santos já demostram que irão brigar pela permanência da série A. O cruzmaltino, após a chega de Ramón Diaz, vêm crescendo e ocupa a quinta posição do returno, com grandes vitórias sobre o Coritiba por 5×1 e no clássico contra o Fluminense por 4×2. O Vasco alimenta o sonho da permanência na elite do futebol brasileiro. O Santos não vinha bem, contudo as duas últimas vitórias sobre rivais diretos na briga pela permanência fizeram o peixe alcançar os 50% de aproveitamento no returno e trazem confiança para a sequência contra Palmerias, Bragantino e Internacional.
Queda de rendimento
O Cuiabá teve uma queda significativa em seu rendimento, a equipe terminou o primeiro turno na oitava posição, a dois pontos do Fluminense, primeiro time na zona de classificação para a Libertadores e hoje está em decimo primeiro com 10 pontos a menos que o Fluminense. A equipe mato-grossense venceu apenas uma partida no returno contra a equipe reserva do Flu por 3×0, mas o seu desempenho assusta, pois, a equipe vinha de seis jogos sem vencer empatando apenas contra o América MG.
Essas estatísticas nos ajudam a entender o andamento do Campeonato Brasileiro, e como está sendo o caminho das equipes em busca de seus objetivos. Atlético MG, Fortaleza, Bragantino e Vasco mostram força nesse início de returno e querem mudar seus status na competição, enquanto o Coritiba está cada vez mais distante da permanência na primeira divisão. A briga pelo título continua em aberto, contudo o Botafogo lidera com uma boa folga.
Veja a tabela do returno
- Atlético MG – 13 pontos; 6 jogos; 4 vitórias; 1 empate; 1 derrota; aproveitamento 72%
- Fortaleza – 13 pontos; 6 jogos; 4 vitórias; 1 empate; 1 derrota; aproveitamento 72%
- Bragantino – 13 pontos; 6 jogos; 4 vitórias; 1 empate; 1 derrota; aproveitamento 72%
- Flamengo – 11 pontos; 6 jogos; 3 vitórias; 2 empate; 1 derrota; aproveitamento 61%
- Vasco – 10 pontos; 6 jogos; 3 vitórias; 1 empate; 2 derrota; aproveitamento 56%
- Grêmio – 10 pontos; 6 jogos; 3 vitórias; 1 empate; 2 derrota; aproveitamento 56%
- Palmeiras – 10 pontos; 6 jogos; 3 vitórias; 1 empate; 2 derrota; aproveitamento 56%
- Fluminense – 10 pontos; 6 jogos; 3 vitórias; 1 empate; 2 derrota; aproveitamento 56%
- Santos – 9 pontos; 6 jogos; 3 vitórias; 0 empate; 3 derrota; aproveitamento 50%
- Athletico PR – 9 pontos; 6 jogos; 2 vitórias; 3 empate; 1 derrota; aproveitamento 50%
- América MG – 8 pontos; 6 jogos; 2 vitórias; 2 empate; 2 derrota; aproveitamento 44%
- Bahia – 7 pontos; 6 jogos; 2 vitórias; 1 empate; 3 derrota; aproveitamento 39%
- São Paulo – 7 pontos; 6 jogos; 2 vitórias; 1 empate; 3 derrota; aproveitamento 39%
- Corinthians – 6 pontos; 6 jogos; 1 vitórias; 3 empate; 2 derrota; aproveitamento 33%
- Cruzeiro – 6 pontos; 6 jogos; 1 vitórias; 3 empate; 2 derrota; aproveitamento 33%
- Botafogo – 5 pontos; 6 jogos; 1 vitórias; 2 empate; 3 derrota; aproveitamento 28%
- Internacional -5 pontos; 6 jogos; 1 vitórias; 2 empate; 3 derrota; aproveitamento 28%
- Goiás – 5 pontos; 6 jogos; 0 vitórias; 5 empate; 1 derrota; aproveitamento 28%
- Cuiabá – 4 pontos; 6 jogos; 1 vitórias; 1 empate; 4 derrota; aproveitamento 22%
- Coritiba – 3 pontos; 6 jogos; 1 vitórias; 0 empate; 5 derrota; aproveitamento 17%
Foto em destaque: Yago Pickachu comemorando gol pelo Fortaleza. Reprodução/Instagram/@brasileirao