Grêmio volta a competir pela Libertadores depois de três anos afastado

Editoria Imag Por Editoria Imag
3 min de leitura

Depois da vitória sobre o Goiás, o Grêmio retorna ao torneio continental após três anos afastado. No entanto, o time tricolor não está totalmente garantido, sendo necessário passar pela fase conhecida como pré-Libertadores para assegurar sua participação na fase de grupos. O time irá em busca do seu quarto troféu pelo campeonato. 


Time volta ao torneio depois de 3 anos afastado (Foto: reprodução/Instagram/@gremio)


Segundo maior time em número de participações 

O time agora se une ao São Paulo como o segundo maior brasileiro em número de participações no torneio, considerado o maior do continente, acumulando um total de 22 participações. Durante a trajetória, o time conquistou três títulos, sendo o último alcançado em 2017.

Primeira participação em 1982

A primeira participação foi em 1982, quando o time não passou da fase de grupos. No ano seguinte, retornou à competição e conquistou seu primeiro título em 1983, após uma final contra o time uruguaio do Peñarol. Em 1984, continuou em alta, alcançando o vice-campeonato ao perder para o clube argentino Independiente.

O time gaúcho retornou à competição em 1990, mas não passou da fase de grupos, enfrentando assim outro período sem participações e voltando apenas em 1995, quando conquistou seu segundo título ao vencer o time colombiano Atlético Nacional. O time também chegou às semifinais no ano seguinte e às quartas de final em 1997 e 1998.

No início do novo milênio, o time foi semifinalista em 2002 e não passou das quartas de final em 2003. Após alguns anos afastado da competição, o time foi vice-campeão em seu retorno em 2007, perdendo para o argentino Boca Juniors. Em 2009, chegou às semifinais, mas entre 2011 e 2016 teve quatro participações, sendo eliminado nas oitavas de final em todas elas.

A sorte mudou em 2017, quando o time conquistou seu título mais recente após uma final contra o clube argentino Lanús. Desde então, foi semifinalista em 2018 e 2019, e chegou às quartas de final em 2020. No entanto, a memória mais recente entre os torcedores está em 2021, quando o time não passou da pré-Libertadores.

Foto destaque: torcida do time gaúcho, que volta à competição continental (Reprodução/Facebook/Gremio)  

Deixe um comentário

Deixe um comentário