A CBF anunciou na tarde desta quinta-feira (28) o corte do lateral-esquerdo Caio Henrique, do Monaco, por lesão. Em seu lugar, Diniz convocou Guilherme Arana, do Atlético-MG, para as partidas contra Venezuela e Uruguai pelas Eliminatórias Sul-Americanas da Copa do Mundo de 2026.
O lateral de 26 anos tinha sido convocado pela última vez para disputa de dois amistosos em junho do ano passado, contra Coreia do Sul e Japão. Cotado para jogar a Copa do Catar, o defensor acabou ficando de fora graças a uma lesão grave, que o deixou fora dos gramados por nove meses.
Números na Seleção
Arana foi titular absoluto na Seleção Olímpica que foi medalha de ouro em Tóquio. O lateral deu uma assistência na competição.
Na seleção sub-17, participou de oito jogos, sendo dois amistosos e seis no Campeonato Sul-Americano Sub-20 de 2017, onde marcou dois gols. Pela sub-23 jogou dois amistosos, ambos como titular, marcando um gol e dando uma assistência, em partida contra a Sérvia.
Sua estreia pela seleção principal foi como titular em partida contra a Venezuela, pelas Eliminatórias da Copa do Catar, em 2021. Ao total foram quatro jogos sob o comando de Tite.
Lesão de Caio Henrique
O lateral do Monaco se lesionou em partida contra o Nice, na última sexta (22), pela Ligue 1. O time francês divulgou, através de um comunicado publicado na última terça, que Caio apresentou uma entorse no joelho esquerdo com lesão do ligamento cruzado anterior. Segundo o técnico Edi Hütter, o defensor brasileiro passará por uma cirurgia, com uma recuperação que levará de seis a oito meses.
O lance aconteceu no início do segundo tempo, quando Caio tentou afastar uma bola de costas para o marcador e acabou sentindo após abaixar a perna esquerda. Ele ficou em campo por mais 30 minutos antes de ser substituído. O defensor é líder de assistências do Monaco no Campeonato Francês 23/24, com quatro passes para gol em seis jogos disputados.
Caio Henrique atuando pela Seleção Brasileira (Foto: Reprodução/Instagram/@caiohenrique)
Lista atualizada de convocados
– Goleiros: Alisson (Liverpool), Ederson (Manchester City) e Lucas Perri (Botafogo);
– Laterais: Danilo (Juventus) e Vanderson (Monaco) pela direita, Guilherme Arana (Atlético-MG) e Renan Lodi (Olympique de Marseille) pela esquerda;
– Zagueiros: Bremer (Juventus), Marquinhos (PSG), Gabriel Magalhães (Arsenal) e Nino (Fluminense);
– Meio-campistas: André (Fluminense), Casemiro (Manchester United), Bruno Guimarães (Newcastle), Gerson (Flamengo) e Raphael Veiga (Palmeiras);
– Atacantes: Raphinha (Barcelona), Rodrygo (Real Madrid), Neymar (Al-Hilal), Vinícius Júnior (Real Madrid), Gabriel Jesus (Arsenal), Matheus Cunha (Wolverhampton) e Richarlison (Tottenham).
Além de Arana, a lista conta com a presença de Bremer, Gerson e Vinícius Júnior nos lugares de Ibañez, do Al Ahly, e Joelinton, do Newcastle, além de Gabriel Martinelli, do Arsenal, que sofreu uma lesão em partida contra o Everton.
Foto destaque: Guilherme Arana atuando pela Seleção Brasileira nas Olímpíadas de Tóquio. Reprodução/X/@CBF_Futebol