A Seleção Inglesa goleou Senegal por 3 a 0 pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar, no estádio Al Bayt, em Al Khor. Os gols do English Team foram de Jordan Henderson, Harry Kane e Bukayo Saka. Com o resultado, eles enfrentarão a França pelas quartas de final no próximo sábado (10).
A vitória inglesa foi considerada convincente. As recuperações de bola no meio campo combinadas com as jogadas pelas laterais foram cruciais para os gols ingleses. Além disso, os ingleses mantiveram a invencibilidade contra seleções do continente africano em Copas do Mundo: em 21 partidas, eles nunca perderam.
Já os senegaleses chegaram a manter a pressão ofensiva nos primeiros 38 minutos. Porém, após o primeiro gol, sofreram com erros consecutivos de passes tanto na defesa, quanto no meio-campo.
Esta partida também foi marcada pelo primeiro gol de Harry Kane nesta edição, após três assistências na primeira fase. Outro destaque foi Jude Bellingham, que foi crucial nos roubos de bola e nas criações das jogadas que resultaram em gol, apresentando uma sinergia em campo com o volante Henderson. O camisa 22 foi homenageado ainda em campo pela torcida, que começou a cantar “Hey Jude”, dos Beatles.
Henderson e Bellingham comemoram o primeir gol da Inglaterrra. Reprodução: Reuters/Yahoo!
PRIMEIRO TEMPO
A Inglaterra dominou a posse de bola do primeiro tempo. Apesar disso, foi Senegal quem trouxe mais perigo até metade da etapa por conta da pressão alta na saída de bola inglês. Dois erros de passes foram cruciais para Senegal, que sofreu dois gols.
O jogo de pressão senegalês forçou os defensores da Inglaterra a trocar passes e encontrar a saída. Essa dinâmica só não foi constante porque ambas as seleções deram brechas para tentativas de ataque sem sucesso.
A primeira jogada efetiva aconteceu com 22 minutos, quando Harry Maguire errou na saída de bola e Krépin Diatta aproveitou para cruzar pela direita. Boulaye Dia finalizou de primeira e a bola bateu em John Stones. O VAR chegou a analisar, mas confirmou que não houve pênalti na jogada, pois o toque não foi na mão.
Aos 31 minutos, Ismaïla Sarr recuperou a bola após um lançamento errado e a conduziu até o meio da grande área. Ele encontrou Dia, que parou na espalmada de Pickford.
O primeiro gol inglês saiu aos 38 minutos e a partir de uma jogada pelo lado esquerdo do campo. Bellingham conduziu a bola até a grande área e deu o último passe para Henderson, de primeira, empurrar para o gol. Mendy, mesmo posicionado na direção da bola, não conseguiu espalmar ou defender.
A partir desse momento, toda a pressão imposta por Senegal se transformou em nervosismo. Consequentemente, os Leões de Teranga erraram muitos passes no meio do campo, e a pressão ofensiva dos ingleses dominou o restante da partida.
Aos 40 minutos, Harry Kane teve a chance de desencantar mais cedo ao receber o passe de Saka pela direita. Porém, o camisa 9 se desequilibrou e finalizou por cima do gol.
A dupla Bellingham-Henderson quase marcou outro gol aos 42 minutos. O camisa 22 aproveitou o erro de Koulibaly no meio do campo e arrancou com a bola. O volante inglês recebeu o passe em profundidade, porém Mendy fechou o ângulo até a bola ir para a linha de fundo.
O “desencanto” de Harry Kane na Copa veio nos acréscimos da primeira etapa. Bellingham aproveitou novamente um erro de passe no ataque senegalês e arrancou pelo meio. Foden recebeu o passe pela esquerda e encontrou o camisa 9 do English Team, que soltou uma bomba no meio do gol.
SEGUNDO TEMPO
Apesar das mudanças no time, a Seleção Senegalesa não conseguiu reverter o placar ou levar perigo à defesa inglesa, além de seguirem com os erros de passe pelo meio do campo. Ainda assim, a equipe de Aliou Cissé teve mais iniciativa em criar jogadas e finalizar, mesmo que não fosse na direção do gol. Já os ingleses mantiveram o ritmo ofensivo, arriscaram as jogadas pelas laterais e sacramentaram a vitória desta forma.
Com oito minutos, Declan Rice roubou a bola e lançou para Harry Kane. O camisa 9 encontrou Bukayo Saka pela direita, e o camisa 17 chutou para fora.
Dois minutos depois, Harry Kane recebeu a bola de Foden e arriscou o chute de fora da área. Mendy defendeu em dois tempos.
Aos 12 minutos, um após a finalização de Kane, a Inglaterra sacramentou a vitória com o terceiro gol. A jogada começa com outro erro de passe senegalês e com a sobra que Harry Kane deixa para Foden. O camisa 20 conduziu a bola pela esquerda e, perto da grande área, cruzou para Saka finalizar por cima de Mendy.
Mesmo com a vitória garantida e as mudanças de jogadores, a postura dos ingleses seguiu ofensiva, anulando as construções de jogadas dos Leões de Teranga.
Apesar disso, os senegaleses conseguiram chegar ao ataque na segunda metade da etapa. Na primeira vez, aos 28 minutos, Pape Sarr arriscou uma cobrança de falta direto para o gol. Porém, a bola passou perto do gol de Pickford, que só acompanhou.
A última jogada da partida quase resultou no quarto gol inglês: nos acréscimos da etapa, Jack Grealish e Kalvin Phillps trocaram passes pela esquerda, e o camisa 14 cruzou para Rashford. Sem ângulo, o atacante inglês chutou para fora.
Melhores momentos de Inglaterra x Senegal pelas oitavas de final da Copa do Mundo. Reprodução/YouTube/CazéTV
PRÓXIMOS JOGOS
A Seleção Inglesa jogará as quartas de final contra a França no próximo dia 10, às 16h (horário de Brasília), no estádio Al Bayt. Já a Seleção Senegalesa voltará a campo pelas Eliminatórias para a Copa Africana de Nações contra a Costa do Marfim no dia 14 de janeiro de 2023, às 16h (horário de Braasília), sem local definido.
FICHA TÉCNICA
Inglaterra: J. Pickford; L. Shaw, H. Maguire, J. Stones (E. Dier), K. Walker; D. Rice, J. Bellingham (Mason Mount), J. Henderson (K. Phillips); P. Foden (J. Grealish), B. Saka (M. Rashford), H. Kane.
Senegal: E. Mendy; I. Jakobs (F. Ballo-Touré), A. Diallo, K. Koulibaly, Y. Sabaly; N. Mendy, I. Ciss (Pape Gueye), I. Sarr, K. Diatta (P. Matar Sarr), I. Ndiaye (A. Bamba Dieng); B. Dia (F. Diédhiou);
Local: Estádio Al Bayt, Al Khor, Catar;
Gols: J. Henderson (38’ 1º T), H. Kane (45’ +3 1º T) e B. Saka (12’ 2º T);
Cartões Amarelos: K. Koulibaly (31’ 2º T);
Árbitro: Ivan Arcides Barton Cisneros (El Salvador);
Assistentes: David Moran (El Salvador) e Kathryn Nesbitt (El Salvador);
VAR: Drew Fischer (Canadá);
Quarto Árbitro: Said Martinez (Honduras).
Foto Destaque: Harry Kane comemora seu primeiro gol nesta Copa do Mundo com seus companheiros de seleção. Reprodução: FIFA/Jornal da Paraíba