A 63ª edição da Copa Libertadores da América, principal competição da América do Sul, perdeu, nos últimos dias, dois de seus principais campeões. Pela primeira vez desde 2014, o torneio não terá Boca Juniors ou River Plate nas quartas de final.
Somando os títulos de ambos, são dez troféus do torneio. O Boca Juniors é o segundo maior campeão da história da competição com seis conquistas, atrás apenas do Independiente. Já o River tem quatro troféus em sua sala, sendo o quarto maior campeão ao lado do Estudiantes (O Peñarol é o terceiro, com seis).
Nesta terça-feira (5), o Boca foi eliminado em plena Bombonera para o Corinthians, na disputa por pênaltis, após o segundo empate em 0 a 0. Após a eliminação, o clube anunciou a demissão do técnico Sebastián Battaglia.
Corinthians bateu o Boca Juniors e enfrenta o Flamengo nas quartas de final do torneio continental. (Foto: Divulgação/Corinthians)
Já o River Plate, um dos favoritos da competição, também foi eliminado em casa. Com o Estádio Monumental de Nuñez lotado, a equipe enfrentou o Vélez Sarsfield e precisava da vitória por pelo menos um gol de diferença para levar a partida para os pênaltis, em função do resultado do jogo de ida, que havia terminado 1 a 0 para a equipe alvi celeste.
Das últimas doze edições da competição, oito troféus foram para clubes brasileiros (Internacional, Santos, Atlético-MG, Grêmio, Flamengo e Palmeiras), um para colombianos (Atlético Nacional) e apenas três para equipes argentinas (San Lorenzo e River Plate). Os resultados refletem a mudança de paradigma em relação à competição nas décadas passadas, que sempre tiveram argentinos como favoritos.
Por enquanto, a Argentina tem dois representantes garantidos nas quartas de final da competição (Talleres e Vélez). O Talleres, clube da cidade de Córdoba, faz sua terceira participação na Libertadores e já está fazendo a melhor campanha de sua história. A equipe eliminou outro argentino, o Colón, nas oitavas de final. Vale ressaltar que o principal título do clube foi a Conmebol de 1999, conquistada após dois grandes jogos contra o CSA.
Por sua vez, o Vélez Sarsfield, tradicional clube do bairro portenho de Liniers, conseguiu segurar heroicamente o River Plate e passa para as quartas da competição. A equipe, que conta com velhos conhecidos de clubes brasileiros (Cacique Medina, Lucas Pratto e Godín) busca seu segundo título do torneio.
Foto Destaque: Edição 63 da Libertadores é a primeira em 8 anos que não contará com Boca ou River nas quartas. (Reprodução/Getty Images)