O Flamengo voltou a utilizar o quarteto ofensivo com Éverton Ribeiro, Arrascaeta, Gabi e Pedro, porém muitos erros defensivos, especialmente no segundo tempo, e uma transição lenta corroboraram para um domínio do time Equatoriano.
O Flamengo foi a altitude de Quito nesta terça-feira, pela primeira partida da final da Recopa sulamericana. O início de trabalho de Vitor Pereira no rubro-negro carioca não foi muito bom, o time não consegue ser competitivo e põe muita dúvida na cabeça dos flamenguistas, até agora que se viu foi uma equipe que não consegue reagir, demonstra insegurança na defesa e falta de repertório ofensivo, mesmo com um elenco tão qualificado.
VP desta vez optou por regatar o quarteto ofensivo, formando o losango no meio-campo que fez sucesso no ano passado. A estratégia de VP era clara, deixar o time mais próximo e atacar em transições rápidas, porém o que se viu foi um time lento e muito exposto as tentativas do Del Valle.
No primeiro tempo, o Flamengo deu a bola para o Del Valle, o time equatoriano apenas rondava a área sem muita criatividade, o Flamengo dava muitos espaços, mas o Del Valle finalizava sem perigo.
O Flamengo na sua proposta até que merecia uma vantagem no primeiro tempo, o time chegou mais e perdeu chances, uma claríssima com Gabigol que tentou encobrir o goleiro em um lance cara a cara e finalizou mal.
Flamengo jogou mal e foi derrotado no Equador/ DIvulgação: Twitter Flamengo
No segundo tempo, o jogo foi se desenhando numa pressão do Del Valle com a saída de Pedro que saiu com sentindo um desconforto, VP preferiu reforçar o meio-campo com Pulgar no lugar do camisa 9 e o time perdeu força ofensiva. Com isso o time recuou e foi dominado no Equador, time perdeu gás também por conta da altitude, o gol do jogo saiu aos 18 minutos, o time até teve tempo para reagir, porém o time parecia pesado, sem criatividade. Vitor Pereira lançou Everton Cebolinha que chegou a criar chances nos minutos finais, porém não foi suficiente.
O Flamengo decide a Recopa na próxima terça-feira, no Maracanã. O Flamengo precisa juntar os cacos e ser mais ofensivo e mais organizado para conseguir reverter o jogo no Rio, a partida ainda está em aberto pela vantagem de apenas um gol.
Foto destaque: Carabajal comemorando gol sobre o Flamengo na final da Recopa// Twitter: Conmebol