Na partida realizada na noite desta quinta-feira (26), na Vila Belmiro, o Santos conseguiu uma vitória crucial contra o Coritiba, com um placar de 2 a 1. Essa vitória revigorou as esperanças do clube, especialmente após a derrota por 7 a 1 contra o Internacional, menos de uma semana antes.
Em entrevista coletiva, o técnico Marcelo Fernandes compartilhou a sua abordagem para ajudar os jogadores a superarem a derrota traumática no Beira-Rio e recuperar o equilíbrio psicológico para encarar o Coritiba na 29ª rodada do Campeonato Brasileiro.
“A conversa foi bem clara já na segunda-feira. Eu me reuni só com eles no auditório e falei para eles que nós não perdemos sete pontos. Perdemos três. Igual se fosse 1 a 0. Era para esquecer tudo, porque tínhamos quatro partidas muito boas para trás. Tínhamos de voltar ao rendimento que estávamos tendo. Foi o que não fizemos em Porto Alegre”, expressou o treinador.
Defesa de Vladimir e destaque de Soteldo
Marcelo Fernandes não hesitou em defender o goleiro Vladimir, que enfrentou críticas severas devido aos gols contra o Internacional. Fernandes enfatizou que não estava cogitando afastar o jogador e esclareceu que Vladimir não foi relacionado para o jogo contra o Coritiba em razão de questões físicas.
O técnico também comentou que as críticas feitas ao goleiro foi uma falta de respeito com a trajetória do jogador no clube e destacou que ele tem oito troféus com a equipe. Marcelo pediu respeito ao profissional e assegurou que ninguém seria usado como bode expiatório.
Após sua ausência no confronto contra o Internacional, Soteldo fez um retorno notável ao Santos nesta quinta-feira, desempenhando um papel decisivo na vitória na Vila Belmiro. O camisa 10 forneceu uma assistência brilhante para o gol de Marcos Leonardo, impressionando Marcelo Fernandes. Além disso, o treinador elogiou o comportamento exemplar do venezuelano em seu dia a dia no clube.
“O Soteldo está trabalhando demais. Está indo para a academia, voltando para treinar. Está feliz, com a filhinha nova aí. É um cara que está se dedicando muito ao clube, por tudo que passou ainda. Foi muito fiel”, afirmou Marcelo.
Jogadores do Santos comemorando a vitória de 2 a 1 sobre o Coritiba, na Vila Belmiro, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro (Foto: reprodução/Raul Baretta/Santos FC)
Mudanças táticas
Na partida contra o Coxa, o Santos chegou ao intervalo com o placar empatado. Nesse momento, Marcelo Fernandes tomou a iniciativa e fez uma alteração tática na tentativa de influenciar o rumo do jogo. Durante a coletiva, o treinador detalhou o que levou a fazer essa mudança e explicou sua visão estratégica.
O comandante da equipe do Santos compartilhou que após a expulsão de Willian, o time ficou ansioso e tentou forçar as ações de forma apressada. No intervalo, eles buscaram retomar a calma e ajustar a estratégia. Uma mudança tática envolvendo Furch teve como objetivo de segurar mais a defesa adversária.
O Santos retoma as ações no domingo (29), às 16h (horário de Brasília), quando enfrentará o Corinthians na Neo Química Arena, pela 30ª rodada do Brasileirão. Neste momento, a equipe ocupa a 16ª posição na tabela de classificação, acumulando 33 pontos.
Foto Destaque: Marcelo Fernandes antes do início da partida Santos x Coritiba, pela 29ª rodada do Campeonato Brasileiro. Reprodução: Raul Baretta/Santos FC.