Chumbinho é impedido de usar prancha com imagem de Cristo Redentor na Olimpíada

Miih Garbi Por Miih Garbi
3 min de leitura
Foto Destaque: João Chianca, mais conhecido como Chumbinho (Reprodução/Instagram/@lucaschumbinho/@willlucass)

João Chianca, conhecido como Chumbinho (23), teve um imprevisto às vésperas da estreia nos Jogos Olímpicos de Paris. O atleta customizou o próprio material com a imagem do Cristo Redentor, porém, foi impedido de utilizá-lo por infringir uma regra do Comitê Olímpico Internacional (COI).

Acontece que o COI proíbe qualquer tipo de manifestação religiosa, segundo o regulamento 50 da Olimpíada “não é permitido nenhum tipo de manifestação ou propaganda política, religiosa ou racial”. Por conta disso, João foi notificado pelo Comitê Olímpico e precisou trocar as pranchas de última hora.

Acabo de receber a notícia de que a pintura não está autorizada nos Jogos Olímpicos porque Cristo é uma figura religiosa. E os jogos têm regras estritas e se centram na neutralidade total. Obrigado a todos pelo apoio, essas pranchas estão lindas. Sempre buscarei refazer essa pintura”, comentou Chumbinho em seu perfil oficial no Instagram.


Postagem de Chumbinho

Publicação nos stories de Chumbinho sobre as pranchas customizadas (Foto: reprodução/Instagram/@joaochumbinho)


Estreia vitoriosa de Chumbinho nos Jogos Olímpicos

Chumbinho estreou no último sábado (27) nas Olimpíadas, o surfe dessa edição, é realizado em Teahupoo, no Taiti, o brasileiro mandou para a repescagem o marroquino Ramzi Boukhiam e Billy Stairmand da Nova Zelândia.

João é considerado especialista nas ondas tubulares de Teahupoo, e somou 10,07 (5,67+4,40) enquanto Ramzi ficou em segundo lugar com 9,76 e Billy somou 5,53. Além de Chumbinho, Gabriel Medina também avançou para as oitavas de final da competição.

O acidente de Chumbinho

João passou por um grave acidente no Havaí, em dezembro de 2023, o surfista estava competindo o Circuito Mundial e corria o risco de não participar dessas Olimpíadas. Chumbinho foi pego por várias ondas seguidas que o mantiveram submerso por vários minutos.

O brasileiro foi resgatado inconsciente preso à prancha, ele passou duas semanas em tratamento intensivo, com lesões que ocasionaram sangramento cerebral e concussão e fratura no crânio, além de receber 14 pontos para fechar o corte sofrido na cabeça.


Resgate de Chumbinho após acidente em dezembro de 2023 (Reprodução: Getty Images embed)


Mas o final dessa história é feliz, João superou todas as dificuldades e está em busca do tão sonhado ouro olímpico.

Seguir
Miih Garbi é estagiária de redação nas editorias de celebridades e esportes. Apaixonada por jornalismo, possui um canal de entretenimento e entrevistas no YouTube.
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile