A maranhense Rayssa Leal (16) conseguiu medalha de bronze na Olimpíada de Paris, neste domingo (28). A skatista alcançou a maior nota da história dos Jogos Olímpicos desde as mudanças de critérios. A jovem passou a fase classificatória com a pontuação de 92,68 e finalizou a etapa com 88,83. Dessa forma, ela alcançou o terceiro lugar.
O ouro ficou para a atleta japonesa Coco Yoshizawa, com 253,37. Já a medalha de prata foi para a também japonesa Liz Akama, com 265,95.
As brasileiras Pâmela Rosa e Gabi Mazetto, que também representavam o Brasil no skate feminino, não passaram para a final e foram eliminadas da competição.
Confira o ranking das atletas classificadas para a final:
Ranking de finalistas (Foto: Reprodução/site Lance!)
Detalhes da disputa
A Fadinha do skate teve duas voltas complicadas, na primeira etapa que antecedia a final, visto que o sistema de pontuação da modalidade nesta edição, contabiliza a melhor volta (duas tentativas) e as manobras (cinco chances). As voltas não foram bem encaixadas, portanto, Rayssa obteve nota inferior do que normalmente alcança.
Rayssa durante competição (Foto: reprodução/Getty Images embed)
Já na final na etapa de corridas, Rayssa não foi bem e terminou em quinto lugar. A nota final foi 71,66 quase 18 pontos a menos que a japonesa Liz Akama, que fechou a etapa em primeiro lugar.
Nas manobras a brasileira conseguiu recuperar os pontos e conquistou a medalha de Bronze ao desbancar a chinesa Chenxi Cui, que não conseguiu finalizar a manobra.
Linha do tempo de Rayssa Leal no skate
Rayssa Leal é a atleta brasileira mais jovem que subiu ao pódio em uma olimpíada. A skatista recebeu o apelido de fadinha, devido ao vídeo que viralizou quando ainda tinha 7 anos, com fantasia de fada, Rayssa andava de skate fazendo manobras em uma pequena escada.
A pequena levou a sério o hobby, e iniciou a carreira no esporte e, aos 11 anos se tornou a skatista mais jovem a disputar uma final do Mundial de Skate Street feminino.
Aos 13 anos ganhou sua primeira medalha olímpica de prata, na edição de Tóquio 2020. Na Olimpíada de Paris, a jovem alcançou o terceiro lugar no pódio.