Cruzeiro perde de virada para o Santos e se complica na briga pelo título
A raposa entrou em campo no Mineirão neste domingo (10), com a missão de vencer uma fragilizada equipe santista, ainda em recuperação na tabela do campeonato, mesmo vindo de uma vitória contra o Juventude na última rodada, com uma boa atuação apresentada. A vitória era importante para seguir na cola do líder Flamengo, que ontem […]
A raposa entrou em campo no Mineirão neste domingo (10), com a missão de vencer uma fragilizada equipe santista, ainda em recuperação na tabela do campeonato, mesmo vindo de uma vitória contra o Juventude na última rodada, com uma boa atuação apresentada.
A vitória era importante para seguir na cola do líder Flamengo, que ontem venceu a equipe do Mirassol por 2 a 1, e permanece contando com um jogo a mais em relação ao cabuloso.
Virada amarga para a Raposa
O primeiro tempo foi um verdadeiro ataque contra defesa — com os mineiros assumindo o controle desde os primeiros minutos, empurrando o peixe para o campo defensivo e acumulando chances claras. Foram nove finalizações e nove escanteios a favor do time mineiro, que não deu sossego à defesa adversária.
A pressão enfim deu resultado aos 43 minutos, quando Fabrício Bruno subiu mais alto que a zaga santista, e abriu o placar de cabeça. Logo depois, uma rara chegada do Santos quase mudou a história do jogo: Villalba entregou a bola nos pés de Guilherme, que serviu Neymar, completamente livre na área. O craque, porém, isolou a finalização na única grande oportunidade do Peixe no primeiro tempo.
Na volta para a segunda etapa, o técnico Cleber Xavier promoveu três alterações estratégicas, ao colocar Caballero, Tiquinho Soares e João Schmidt. O efeito foi imediato: Estando mais compacto e organizado, o alvinegro passou a explorar melhor os contra-ataques.
Até que aos 16 minutos, Caballero encontrou Guilherme nas costas da defesa cruzeirense para empatar o jogo. No lance seguinte, Kaio Jorge até chegou a revidar o gol sofrido, mas o VAR anulou o que seria o segundo do cabuloso, ao detectar falta de Matheus Pereira, na origem da jogada.
Quero dedicar o gol aos meus filhos, que com certeza estão na frente da televisão agora. Jogar contra o Cruzeiro é difícil, eles vivem um bom momento, mas o segundo tempo foi uma outra coisa, e compactamos melhor o time. Acho que viramos a chave com essa vitória de hoje.”
Guilherme
A equipe mineira sentiu o golpe e diminuiu o ritmo, permitindo que o Santos crescesse. E aos 36 minutos, Guilherme retribuiu o passe do primeiro gol e deixou Caballero cara a cara com o goleiro Cássio. O atacante paraguaio bateu rasteiro, no canto, decretando a virada e a vitória santista fora de casa.
Campeão do primeiro turno e liderança isolada
Com os resultados desta rodada, o Flamengo novamente passa a ser o líder isolado da competição, e junto a isso, conquistou o título simbólico de campeão do primeiro turno do campeonato — uma honraria dada ao time que melhor pontuou até a metade do campeonato.
Apesar da eliminação na Copa do Brasil para o Atlético-MG, o rubro-negro segue com um elenco confiante em campo, fazendo jus ao talento de cada jogador que compõe a equipe.
Jogadores do Flamengo comemorando a vitória contra o Mirassol (Foto: reprodução/Instagram/@flamengo)
Com um jogo a mais em relação aos cariocas, o Cruzeiro agora deverá apostar todas as suas fichas restantes para conseguir se recompor nesse segundo turno do Brasileirão, a fim de permanecer forte na briga pelo tão sonhado pentacampeonato nacional.
Agora, o próximo desafio da equipe celeste será contra o Mirassol na próxima semana, jogando no Estádio Campos Maia.
