Fernando Alonso disputa a Indy 500 em vez do GP de Mônaco 

A Tríplice Coroa do Automobilismo é composta por três corridas que são realizadas anualmente, que são: as 24 horas de LeMans, as 500 milhas de Indianápolis e o Grande Prêmio de Mônaco. Até os dias de hoje, somente Graham Hill conseguiu esse feito, porém em 2017, Fernando Alonso quase conseguiu igualar esse feito.  No próximo […]

22 maio, 2025
Foto destaque: Alonso na Aston Martin (reprodução/Instagram/@fernandoalo_oficial)
Foto destaque: Alonso na Aston Martin (reprodução/Instagram/@fernandoalo_oficial)
Alonso na Aston Martin

A Tríplice Coroa do Automobilismo é composta por três corridas que são realizadas anualmente, que são: as 24 horas de LeMans, as 500 milhas de Indianápolis e o Grande Prêmio de Mônaco. Até os dias de hoje, somente Graham Hill conseguiu esse feito, porém em 2017, Fernando Alonso quase conseguiu igualar esse feito. 

No próximo domingo (25), as duas provas mais tradicionais do automobilismo serão realizadas, que são as 500 Milhas de Indianápolis e o Grande Prêmio de Mônaco. Esta não é a primeira vez que as corridas irão acontecer no mesmo dia, inclusive, na temporada de 2017, aconteceu um momento curioso entre Fernando Alonso e a McLaren. 

O piloto espanhol estava insatisfeito na McLaren, e traçou um novo objetivo em sua carreira no automobilismo, que era se igualar a marca de Graham Hill e conseguir conquistar a Tríplice Coroa do Automobilismo. Na Fórmula 1, Alonso já tinha conquistado o GP de Mônaco na temporada de 2006, e o Campeonato Mundial nos anos de 2005 e 2006, ambos pela Renault, nas duas versões do título não-oficial do esporte a motor. 

Fernando Alonso na busca do feito 

No ano de 2017, o espanhol começou a sua trajetória na busca de conseguir o feito que só Graham Hill tinha conseguido, e no mês de abril anunciou que iria disputar a 500 Milhas de Indianápolis, daquele mesmo ano em uma parceria entre McLaren e a Andretti. Porém, havia um obstáculo: a corrida das 500 Milhas de Indianápolis seria realizada no mesmo dia do Grande Prêmio de Mônaco. 

Sem surpreender ninguém, Fernando Alonso decidiu que iria disputar a Indy 500 e Jenson Button retornou da aposentadoria para substituir o espanhol no carro da equipe inglês no GP de Mônaco. 

Alonso na Indy 500  

Com um carro competitivo devido a parceira McLaren-Andretti-Honda, Alonso conseguiu largar na Indy 500 em quinto lugar. Durante a corrida, o bicampeão conseguiu mostrar um ritmo forte, e se manteve entre os primeiros colocados. Na segunda metade da corrida, o piloto chegou a liderar a prova e seguia com o sonho vivo de ficar apenas a uma vitória nas 24 horas de LeMans para conseguir conquistar a Tríplice Coroa. 


Alonso na Aston Martin
Alonso na Aston Martin (reprodução/Instagram/@fernandoalo_oficial)

Porém, na volta 179 de 200, o motor quebrou e Alonso teve que abandonar a prova, que foi vencida pelo japonês Takuma Sato. Mesmo com a frustração de ter que abandonar a prova, foi eleito o melhor estreante das 500 Milhas de 2017. 

Depois de 2017, o piloto espanhol até retornou mais duas vezes para a Indy 500. Em 2019, a McLaren foi com o próprio carro, sem se afiliar com a Andretti, e o resultado foi horrível, eles não conseguiram encontrar o acerto certo, e Fernando não consguiu se classificar para a corrida. 

Em 2020, Alonso tentou a terceira vez, e até então, sua última tentativa de vencer a Indy 500. Ele foi correr novamente com o carro próprio da McLaren, até conseguiu se classificar, porém, na corrida teve uma participação discreta e terminou na 21a colocação. 

Já na corrida de 24 Horas de LeMans, Alonso teve um grande resultado. Em 2018, o bicampeão correu ao lado de Sebastien Buemi e Kazuki Nakajima, pela equipe Toyota, na categoria LMP1, e conseguiram vencer as 24 Horas de LeMans. No ano seguinte, o trio repetiu o feito e conseguiu se sagrar campeões do Mundial de Endurance. 

Mais notícias