O GE publicou na última semana o Guia do Brasileirão, que atribui uma pontuação a cada clube com base em cinco critérios diferentes. Esse ranking aponta os principais candidatos ao título, times com potencial para surpreender, equipes intermediárias e aqueles que podem lutar contra o rebaixamento.
Nenhum favorito venceu
Os oito times com melhor pontuação foram, em ordem, Flamengo, Palmeiras, Internacional, Atlético-MG, Botafogo, Corinthians, São Paulo e Bahia. No entanto, nenhum deles venceu na rodada de abertura, que se encerra nesta segunda-feira com a partida entre Bragantino e Ceará. Essa coincidência não invalida o guia, mas evidencia o alto nível de competitividade do campeonato e a pequena margem para erros. Logo na primeira rodada, já ficou claro o quão desafiadora será a disputa.
Flamengo x Internacional
O Flamengo, considerado favorito ao título, tem o elenco mais qualificado do país, manteve a base do ano passado e conta com um técnico que aprimorou o estilo de jogo da equipe. Além disso, o time será reforçado pelo retorno de jogadores importantes que estavam lesionados, como Pedro. Mesmo assim, jogando em casa contra um dos seus concorrentes diretos, não conseguiu vencer.
O Internacional, sob o comando de Roger Machado, adotou uma estratégia eficaz ao reforçar a defesa com uma linha de cinco jogadores, reduzindo os espaços do Flamengo. Ainda assim, Filipe Luís conseguiu ajustar o time no segundo tempo, resultando no empate por 1 a 1. Apesar da melhora, o time carioca desperdiçou a chance da virada e já começou a competição perdendo dois pontos.
Palmeiras x Botafogo
O Palmeiras, por sua vez, repetiu diante do Botafogo um problema que lhe custou o título paulista: dificuldades ofensivas. Mesmo em menor intensidade, isso ficou evidente na grande oportunidade desperdiçada por Flaco López no fim da partida, que terminou 0 a 0 no Allianz Parque. Apesar disso, o atual campeão brasileiro demonstrou evolução em relação ao desempenho preocupante do início do ano. O tempo de trabalho com Renato Paiva parece ter surtido efeito.
Resultados inesperados
Em Porto Alegre, o Atlético-MG pagou caro pela ineficiência nas finalizações nos primeiros 15 minutos de jogo, período em que o Grêmio mostrou fragilidade defensiva. O Galo criou boas chances e poderia ter marcado pelo menos dois gols, mas esbarrou nas defesas de Tiago Volpi. O time gaúcho aproveitou a oportunidade, se reorganizou e venceu por 2 a 1.
O Bahia também deixou escapar uma grande chance. Fazia um jogo equilibrado contra o Corinthians e vencia por 1 a 0, mas sofreu um duro golpe ao perder Everton Ribeiro, expulso logo aos seis minutos do segundo tempo. Com um a menos, não resistiu à pressão e sofreu o empate aos 44 minutos.
Já o São Paulo teve uma estreia ainda mais frustrante. O 0 a 0 contra o Sport, no Morumbi, foi marcado por um pênalti desperdiçado por Calleri. As vaias da torcida aumentaram a pressão sobre o técnico Luis Zubeldía, que pode seguir o caminho de Mano Menezes se o time não melhorar. O ex-treinador do Fluminense foi demitido logo na primeira rodada, após a derrota por 2 a 0 para o Fortaleza.