Rebeca Andrade é notícia na imprensa internacional

Yuri Messias Por Yuri Messias
4 min de leitura
Foto destaque: Rebeca Andrade com medalha de ouro (reprodução/Jean Catuffe/Getty Images Embed)

A ginasta brasileira Rebeca Andrade fez história ao conquistar a medalha de ouro na modalidade solo da ginástica artística, superando as americanas Simone Biles e Jordan Chiles. Seu desempenho espetacular na última segunda-feira (5) garantiu-lhe o topo do pódio e a admiração de suas adversárias, que a reverenciaram no pódio olímpico.

A imagem desse gesto de respeito circulou mundialmente, aparecendo em diversos veículos de comunicação. Além da reverência, as reportagens destacaram a trajetória de superação de Rebeca, que enfrentou três graves lesões no ligamento cruzado anterior do joelho desde 2015. A primeira lesão ocorreu durante um treino para os Jogos Pan-Americanos de Toronto, quando rompeu o LCA do joelho direito. Em 2017, a mesma lesão se repetiu durante um treino para o Mundial de Montreal. Em 2019, Rebeca torceu o joelho novamente durante uma prova do Campeonato Brasileiro, necessitando de mais uma cirurgia.


Rebeca Andrade ovacionada (reprodução/Naomi Baker/Getty Images Embed)


A disputa pela medalha de ouro foi acirrada. Rebeca Andrade somou 14.166 pontos, apenas 0.033 a mais que Simone Biles, que ficou com a prata com 14.133 pontos. Jordan Chiles completou o pódio, levando o bronze com 13.766 pontos.

A conquista de Rebeca foi notícia nos principais veículos de mídia internacionais como The Guardian (Inglaterra), Expresso e Correio da Manhã (Portugal), Clarín (Argentina), Marca (Espanha), L’Equipe (França), ESPN (Estados Unidos) e The New York Times (Estados Unidos).

The Guardian (Inglaterra)


Simone Biles perde ouro no solo enquanto Andrade deslumbra no último dia da ginástica olímpica” (Reprodução/X/@guardian)

Expresso (Portugal)


Jornal Expresso em seu Instagram (reprodução/Instagram/@jornalexpresso)


Correio da Manhã (Portugal)


Correio da Manhã em seu X (Reprodução/X/@cmjornal)

Clarín (Argentina)


O verdadeiro espírito olímpico (Reprodução/Instagram/@clarincom)


Marca (Espanha)


Mais um fotão de #Paris2024 (reprodução/X/@marca)

L’Equipe (França)


Rebeca Andrade é notícia em Lequipe (Reprodução/Instagram/@lequipe)


ESPN (Estados Unidos)


Simone Biles e Jordan Chiles explicaram porque se curvaram para Rebeca Andrade e como planejaram isso naquele momento no pódio 🙌” (reprodução/Instagram/@espn)


The New York Times (Estados Unidos)


The New York Times fala de Rebeca Andrade (Reprodução/X/@thenewyorktimes)

“Rebeca Andrade, do Brasil, ganhou ouro no solo feminino de ginástica na segunda-feira, e Simone Biles, dos EUA, ganhou prata. “Tenho muito respeito por ela”, disse Biles sobre Andrade em uma entrevista após o evento.” (reprodução/X/@nytimes)

Com esta vitória, Rebeca Andrade tornou-se a atleta brasileira com o maior número de medalhas olímpicas, ultrapassando os velejadores Robert Scheidt e Torben Grael, que possuem cinco medalhas cada. Rebeca agora soma seis medalhas olímpicas: duas de ouro, três de prata e uma de bronze, sendo que quatro dessas medalhas foram conquistadas nos Jogos de Paris 2024.

Seguir
Estudante de jornalismo de 25 anos e natural de São Gonçalo/RJ. Apaixonado por histórias e pelo poder que elas têm de refletir o presente.
Deixe um comentário

Deixe um comentário