Ucrânia confirma participação em Olimpíadas 2024

Miih Garbi Por Miih Garbi
3 min de leitura
Foto destaque: Delegação Ucraniana na abertura dos jogos olímpicos de 2020 em Tóquio, Japão (Reprodução/BenStansall/AFP/GettyImages)

O ministro Matviy Bidnyi , confirmou na última terça-feira (21) a participação da delegação ucraniana, para os jogos olímpicos de 2024 em Paris, mesmo em meio à guerra que dura 2 anos contra a Rússia, a delegação da Ucrânia confirmou presença nas Olimpíadas.

Os ucranianos, irão utilizar o slogan “A Vontade de Vencer”, e estão extremamente satisfeitos com o veto da Rússia na competição, Matviy Bidnyi declarou que considera uma vitória a suspensão da Rússia dos jogos olímpicos, devido à invasão da Ucrânia.


Atletas ucranianas na cerimônia de abertura do jogos olímpicos em 2020 em Toquio, Japão (Reprodução/André Isakovic/AFP/Getty Images)


O presidente do Comitê Olímpico ucraniano, Vadym Gutzeit, afirmou que a participação da delegação é significativa, considerando que os atletas se prepararam mesmo durante o conflito, vale ressaltar, que a maioria deles treina fora do país em guerra.

Ucranianos recusam cumprimentar russos


Desde o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, é comum atletas dos dois países em conflito, se enfrentarem em competições desportivas, principalmente no Tênis.

Geralmente os atletas ucranianos não cumprimentam os adversários no final das partidas, tal comportamento, por sua vez, deverá se manter, visto que o comitê Olímpico Ucraniano emitiu recomendações, para os competidores evitarem reuniões e fotografias com os atletas russos e bielorrussos.

Atletas da Rússia e Bielorrússia participarão dos jogos olímpicos

O Comitê olímpico (COI) liberou a participação de atletas russos e bielorrussos, na competição, com a condição de participarem dos jogos neutros, sem o uso de bandeiras e hinos nacionais.

Os atletas russos não poderão participar da cerimônia de abertura olímpica, prevista para acontecer no dia 26 de julho, e foram submetidos por revisão de elegibilidade do COI que verificou se possuem relação militar, além de serem proibidos de apoiarem a guerra publicamente.

Recentemente o atleta de luta livre russo Abdulrashid Sadulaev, foi banido da competição por declarar apoio à guerra.


Detalhes sobre atleta russo banido das olimpíadas (Vídeo: reprodução/X/@esportescnn/CNN Esportes )

Conforme foi feito nas olimpíadas de Tóquio, o COI estabeleceu um limite máximo de 54 atletas russos e 28 bielorrussos, para a participação na competição, há uma expectativa de classificação para 36 russos e 22 bielorrussos, até o momento foram classificados 12  da Rússia e sete da Bielorrússia. 

Seguir
Miih Garbi é estagiária de redação nas editorias de celebridades e esportes. Apaixonada por jornalismo, possui um canal de entretenimento e entrevistas no YouTube.
Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile