Na quinta-feira passada (29/12), o mundo recebeu a notícia de que a designer e dona da marca que carrega seu nome Vivienne Westwood havia falecido, o anúncio foi feito por sua equipe através das suas redes sociais oficiais. A britânica partiu aos 81 anos de idade e deixou um legado riquíssimo para o mundo da moda.
A rainha do punk dentro da indústria fashion deixou para trás um acervo belíssimo, entre os itens se destaca o colar de pérolas. Uma chocker criada 1987 e repaginada em 1990, ganhando três voltas e ao centro a logo da grife, uma orbe presente nas jóias da Família Real Britânica, em clara homenagem às origens de sua criadora, acompanhada de um anel de Saturno. A peça diz muito sobre quem foi a designer, unindo a tradição com o futurismo, trazendo ainda um toque de rebeldia.
O colar, assim como outras várias criações de Vivienne, se provou um item atemporal, caindo nas graças das musas da geração Z, ele foi usado por grande nomes, como a cantora DuaLipa, as modelos Irina Shayk, Didi Stone, Bella Hadid e Paris Jackson, filha do cantor Michael Jackson.
Bella Hadid usando o colar de pérolas de Vivienne Westwood. (Foto: Reprodução/InStyle)
Atemporalidade, eis uma das maiores qualidades das criações da designer britânica, além da jóia de pérolas, o corset renascentista também foi um dos presentes deixados por ela, bem como o clássico tartan (xadrez), a extravagância no design dos sapatos, altos e em formas inusitadas, o corpo a mostra, a moda unida com outras artes, como o teatro, e claro, o punk, trazendo um ar romancista para essa estética.
Pensando além das peças de vestuário e acessórios, talvez um dos maiores atos de Vivienne Isabel Swire tenha sido como ela encarnou na moda seus valores e ideais, se tornando uma representação viva de que moda é política sim. A designer usou sua voz e sua marca diversas vezes ao longo do anos para levantar e defender pautas ambientais, questões de gênero e muito mais, ela levava o mundo e suas problemáticas para as passarelas.
A partir de sua personalidade irreverente a britânica de Tintwistle redefiniu e marcou a indústria para sempre, e também garantiu que continuará vivendo não só a partir de suas criações mas por meio da relação que estabeleceu entre a sociedade e a moda.
Foto Destaque: Vivienne Westwood morre aos 81 anos mas deixa rica herança para a moda. Reprodução/Vivienne Westwood