Confira essas dicas para prolongar a vida de suas roupas

4 min de leitura

Já não é mais nenhum segredo que a indústria da moda é o segundo setor que mais polui o meio ambiente, ficando atrás apenas do setor petrolífero, é ela a responsável pela emissão de aproximadamente 8% de gás carbônico na atmosfera. 

Olhando não só para as problemáticas do consumo desenfreado, estimulado em grande parte pelas redes sociais e suas mil tendências que impulsionam o consumismo, como os hauls (comprar várias peças baratas e ver quantas delas salvam), recebidos e provadores, todas as questões envolvidas na pauta fast fashion ou a cultura do buy and throw away (compra e joga fora, em livre tradução) enraizada principalmente nos costumes ocidentais, esses dados podem estar ligados também ao cuidado com nossas peças de roupa.


Não tem planeta B – Campanha em Nova York que uniu moda e sustentabilidade. (Foto: Reprodução/Steal The Look)


Além de pensar em comprar de marcas responsáveis que visem a qualidade acima da quantidade, trabalhando com matérias primas boas e pensando em sua mão de obra com respeito também, existem pequenos hábitos que podem aumentar o prazo de validade das roupas. Seguem três dicas básicas, para cuidar bem de suas peças e fazer com que elas durem mais:

1 – Se atentar às orientações do fabricante: Possivelmente você já ouviu esse conselho sobre algum eletrônico mas ele também é válido para as roupas, na etiqueta além do tamanho costumam vir alguns pequenos símbolos que auxiliam na preservação das mesmas.

2 – Armazenamento: Existem no mercado os mais variados tipos de tecido, uns mais maleáveis, mais estruturados ou mais frágeis, cada um deles pedirá um tipo de cuidado na hora de serem guardados, como por exemplo as peças de tricô e crochê que são ótimas para serem guardadas ao avesso e em saquinhos, evitando desfiamento. 

3 – Lavagem: Além de escolher bons produtos para essa etapa também é essencial se atentar ao ritmo da máquina e a escolha de peças que serão colocadas juntas, evite misturar as cores e os tipos de tecido durante as lavagens. 


Tabela de símbolos vindos nas etiquetas das roupas. (Foto: Reprodução/Não Tenho Roupa)


Esses três itens se aplicam muito ao ditado “o básico que funciona” e já podem de ser praxe para alguns na hora de organizar o guarda roupas ou na lavanderia, porém para começar e ampliar o prazo de validade de suas roupas elas já são praticamente infalíveis e nem são mirabolantes ao ponto de complicar a rotina ou se tornarem impraticáveis a longo prazo.

Cuidar melhor de nossas roupas, conhecer nosso estilo pessoal e fazer compras de maneira mais consciente e assertiva são pequenos passos, possíveis e reais para fazer da moda um ambiente mais sustentável. Algumas marcas, como a da designer Stella McCartney, referência no assunto eco friendly, ou as brasileiras Osklen, Aluf, Verset, Brava e Somos Satu, já têm buscado fazer a parte dela, juntos talvez seja possível desenhar um futuro em que os números da indústria fashion não sejam tão penosos para o planeta.

 

Foto Destaque: Como prolongar a vida das roupas e colaborar com o planeta. Reprodução/Digitale Têxtil

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile