Conheça os vários modelos de calça presentes na tendência Y2K

Letícia Guedes Por Letícia Guedes
5 min de leitura

O mundo da moda vive em paralelo entre de inovações e reinvenções de estéticas antigas. Graças a influenciadoras, blogueiras e modelos, muitos elementos fashion voltam a ser reincorporados em nossos guarda-roupas cada dia mais. Uma das maiores tendências dos últimos anos é a Y2K, que mistura nostalgia e moda. Um de seus elementos principais são as calças que apresentam diversas modelagens e podem ser estilizadas das formas mais criativas possíveis. 

Quais são os principais modelos da calça Y2K

A calça de cintura baixa é com certeza uma das peças polêmicas de toda a estética Y2K. Há quem ame e há quem odeie, mas é inegável que a peça teve um retorno triunfante no mundo fashion. A calça tende a transmitir um ar mais jovem e descolado para o look. Além disso, a cintura baixa combina com diversos modelos de camisas, seja ela tops, baby looks ou blusão.


Hailey Bieber aderindo a calça de cintura baixa em seus looks causais. (Foto: Reprodução /  Vasquez-Max Lopes / BACKGRID)


A calça cargo virou uma grande queridinha das blogueiras ultimamente. Ao contrário das calças skinnys, a proposta da calça cargo é realmente ser bem larga a fim de um maior conforto. Muito utilizado no street style, a calça + jaquetas (principalmente de couro) constroem um look super despojado. Pode ser usado também para a composição de looks monocromáticos ou coloridos.


Calça cargo presente na street style de Copenhagen. (Foto: Reprodução / Acielle/ Style Du Monde)


A calça Capri também é uma peça que também causa bastante controvérsia. O comprimento da peça fica entre o fim do joelho até acima da canela, sendo ideal para lugares com climas mais quentes, podendo fazer referência ao europeu. Sua versão foi super popularizada no final dos anos 90.


Calça Capri sendo utilizada no street style. (Foto: Reprodução / Instagram /@oliviapezzente)


O sucesso das Parachutes Pants surgiu em 2000 através da cultura do hip hop. O tecido é extremamente resistente e leve. A modelagem própria apresenta uma cintura e tornozelos apertados e pernas largas. Looks monocromáticos ou a escolha de croppeds com cores neutras fazem sucesso com a calça.


A parachute pants também se destacam pela sua versatilidade. (Foto: Reprodução/ uol.com)

As gaúcho pants podem ser comparadas com as wide legs só que com um comprimento mais curto. Inspirada em vaqueiros latinos nos anos 1970 e muito utilizada nos anos 2000 por estrelas da Disney. A calça combina tanto com sandálias ou com botas e tênis.


A gaúcho pants é extremamente adaptável tanto para dias mais quentes ou mais frios. (Foto: Reprodução / Instagram / @nicoleomuteku)


Mas afinal, o que é Y2K e como ela surgiu?

A tendência Y2K tem como inspiração os meados dos anos 90 e início dos anos 2000, momento na qual a internet começou a se tornar popular entre as pessoas. O Y2K tem influências do movimento futurista, com peças brilhantes e coloridas, looks estilo colegial com saias xadrez e plissadas e looks esportivos com calças estilo cargo. Além disso marcou-se o boom das camisetas baby look, mini saias, bolsas estilo baguete e croppeds.


Foto: A cultura pop foi uma peça-chave na disseminação da tendência Y2K. (Foto: Reprodução / Pinterest)


Os anos 2000 é muito marcado pela cultura pop. Figuras famosas como Britney Spears, Paris Hilton e os grupos Destiny’s Child e Spice Girls ditavam moda ao desfilarem em tapetes vermelhos ou durante performances ao vivo. O mundo cinematográfico também não fica de fora, filmes como A Patricinha de Beverly Hills, Meninas Malvadas e séries como Gossip Girl chamaram atenção com seus figurinos icônicos que hoje servem até como fantasias para festas temáticas.

 

Foto Destaque: A modelo Bella Hadid adotou muito o estilo y2k em seu dia a dia (Reprodução / Gotham /GC Images)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile