SPFW N54: tendência um tanto nostálgica e polêmica, confira qual

Maria Luiza da Silva Por Maria Luiza da Silva
3 min de leitura

Com 48 desfiles cotados para tomar a capital paulista, a São Paulo Fashion Week chegou quente como as temperaturas nos últimos dias, a semana de moda brasileira vem trazendo fashion shows belíssimos. A edição N54 da SPFW teve início no dia 16/11, última quarta-feira, e vai até o dia 20/11, próximo domingo.

Acompanhado de muita brasilidade temos visto metalizado, glow, cores vibrantes, chic, romântico, a renovação da pink wave da Valentino, sim, uma das responsáveis pelo boom do Barbiecore-, futurismo e outras grandes apostas acompanhadas ao longo dessa temporada de moda. Porém uma dessas, um tanto nostálgica e polêmica, tem aparecido em muitos desfiles, o terror de alguns e o paraíso de outros: peças de cintura baixa.

O item marcou presença no primeiro dia do evento, Bold Strap, Walério Araújo e Meninos Rei, são algumas marcas que trouxeram a peça para as passarelas. Com diferentes propostas, a cintura baixa apareceu em saias, calças e até vestidos, com transparência, strass ou ainda acompanhada de um outro grande alerta fashion, os cintos, para muito além de seu papel tradicional de ajustar as roupas. 


Cintura baixa proposta por Walério Araújo. (Foto: Reprodução/Glamour)


Presente a algumas sessões a peça não parece querer se despedir do auge e é resgatada lá do anos 2000, muito usada na época por nomes como Britney Spears, Paris Hilton e Destiny’s Child. 


Destiny’s Child fazendo uso da tendência nos anos 2000. (Foto: Reprodução/Insight)


Já não é mais um segredo a obsessão da Gen Z com a estética Y2K, o que elucida o hit de peças desse período atualmente. Isso pode ser explicado pelo ciclo de tendências de 20 anos, que nada mais é que o retorno de tendências marcantes a cada 20 anos com um toque novo, ditado pela nova geração, por exemplo nos anos 2010 vimos um revival do anos 90, e agora nos anos 2020 é a vez dos anos 2000. 

Porém, além dos looks retrôs, a cintura baixa e outros itens Y2K, vale lembrar também da obsessão com a estética e do culto a magreza, muito fortes nos anos 00’s. E parar para refletir, dá para falar de moda sem falar em acesso e diversidade de corpos?

Foto Destaque: Bianca Andrade usando a tendência na versão da Bold Strap. (Foto: Reprodução/Bianca via Instagram)

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile