Fendi volta aos anos 80 na Semana de Moda de Milão

Fernanda Eirão Por Fernanda Eirão
3 min de leitura
Foto destaque: desfile Fendi na Semana de Moda de Milão 2024 (Reprodução/Antonio Calanni/Seattletimes)

A Semana de Moda de Milão começou e o diretor criativo da Fendi, Kim Jones, fez um retorno às criações da marca de 1984 no desfile que aconteceu nesta terça-feira (20). Ele também se inspirou em elementos de sua vida pessoal para dar vida à coleção, com modelos revivendo tailleurs, couro com acabamento em vinil, silhuetas orientais e botas de cano longo.

Workwear e minimalismo

Para a concepção da coleção, Kim Jones foi direto à famigerada década de 80 e misturou as criações oitentistas da marca com suas memórias pessoais da época:

“Eu estava olhando os arquivos de 1984 da Fendi e os croquis me lembraram Londres neste período: a banda Blitz Kids, o movimento extravagante New Romantics, a adoção da ‘roupa de trabalho”, o estilo japonês …”

Kim Jones

E o resultado na passarela foram peças de workwear com combinações hiper sóbrias e elegantes nos tons mais clássicos para se trabalhar num escritório: azul marinho, marrom, cinza e preto. Esse visual foi baseado no livro “Mulheres vestidas para o sucesso”, de John Molloy, um best-seller de 1975 nos Estados Unidos. O autor ajudou a instaurar o novo paradigma de como se vestir no mundo corporativo, trocando peças que não combinavam entre si por tailleurs e terninhos sóbrios.


workwear Fendi
Moda workwear e minimalista da Fendi, coleção Inverno 2024 (Foto: reprodução/Getty Images/Marie Claire/Montagem por Fernanda Eirão)

Já as peças com inspirações mais orientais de Jones revelaram blazers meio kimonos, silhueta “arredondada” e gola Mao, que se assemelha à farda usada por Mao Tsé-Tung. A influência veio de estilistas como Rei Kawakubo e Yohji Yamamoto na moda ocidental, em especial a francesa dos anos 80.

Sexy e exuberante

A moda da década de 80 é uma que pode ser reconhecida quase que imediatamente. O revival nostálgico da época na cultura pop ajudou a popularizar esse visual novamente. Estrelas oitentistas como Madonna, David Bowie e Grace Jones eram fotografados em festas com visuais singulares e exagerados. Esse excesso foi o que inspirou Jones.


Moda inspirada nos anos 80 da Fendi
Moda sexy e extravagante inspirada nos anos 80 (Foto: reprodução/Getty Images/Marie Claire/Montagem por Fernanda Eirão)

As botas over the knee de couro envernizado, os casacos e golas de pelo e as estampas feitas de em organza e tules transparentes foram um show à parte, um visual indicado para uma festa. Se a trilha sonora tiver faixas de bandas como Blitz Kids e Queen, então a escolha irá cair como uma luva. 

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile