Desde 2019, os tênis salto estão voltando com tudo no street style e estão sendo apostas das semanas de moda pelo mundo todo. A Miu Miu foi quem deu o pontapé inicial com um modelo próprio, para que esse sapato polêmico voltasse a dar o que falar. Desde então, marcas esportivas como a Nike, e a própria Converse, marca pioneira do calçado, resolveram apostar na volta desta trend.
Como surgiu
Durante os anos 2000, o tênis com salto foi uma das invenções que deram o que falar. O calçado era febre entre celebridades como Lindsay Lohan, que apostavam fortemente na trend. Os mais famosos eram da marca Converse, que transformaram seus famosos “All Stars”, em saltos, acabando com o antigo e famoso conflito entre mulheres que preferem tênis e mulheres que preferem salto.
Como muitas das modas dos anos 2000 sumiram rapidamente, o tênis com salto foi uma delas. Porém, assim como muitas dessas mesmas modas voltaram com tudo nos dias atuais, com o movimento “y2k”, o tênis com salto também fez seu comeback e casou perfeitamente com influencers e marcas do mundo da moda que trabalham mais com a estética urbana streetwear.
Como estilizar
Esse sapato é um polêmico item desde que foi lançado pela primeira vez, e hoje em dia não seria diferente. Assim como muitas peças que carregam originalidade e ousadia, o calçado causa estranheza por misturar duas estéticas opostas, que inicialmente não foram pensadas para este mix.
O tênis com salto, apesar de não parecer, é um item que pode ser extremamente versátil, quando combinado corretamente. Algumas de suas combinações coringas são: saias jeans, saias e calças cargo, jeans destroyed, meias-calças, calças flares, mini saias, etc.
Como dizia Demi Lovato em sua música La La Land, “quem disse que não posso usar meu Converse com meu vestido?” Quando montar seu look com o calçado, o segredo é priorizar o conforto e seu gosto pessoal, se adaptando a diversos estilos e se permitindo não levar a moda tão a sério.