O índice Nasdaq apresentou queda e o S&P ficou estável na última terça-feira, 27, por conta de quedas em alguns setores de crescimento de mega capitalização. Além disso, a Tesla voltou a crescer após a expectativa de novos investimentos na China, que finalizou as restrições de controle por conta da Covid-19. Por volta das 13h05, horário de Brasília, o Dow Jones Industrial Average subia 0,25%, a 33.288,03 pontos; o S&P 500 tinha variação positiva de 0,03%, 3.846,13 pontos, e o Nasdaq Composite caía 0,53%, a 10.441,81 pontos. A Tesla Inc caía 5% depois de um anúncio da Reuters, informando que a fabricante de veículos vai reduzir seu cronograma de produção de carros, em Xanguai, até janeiro de 2023.
Ações de outras megacaps também apresentaram queda. A Apple Inc, Alphabet Inc e Amazon.com Inc caíram entre 1% e 2% por conta do aumento dos rendimentos de títulos do Tesouro dos Estados Unidos. No entanto, há esperança de crescimento, principalmente em janeiro. O governo chinês não irá mais exigir quarentena dos viajantes que chegam ao país. Esta medida já está em vigência, mas será extinta completamente no dia 8 de janeiro, o que irá normalizar as atividades de megacaps no país.
Governo chinês põe fim a política do ”Covid Zero”. Foto: R7
De acordo com diretor de investimentos estrategista da CFRA Research em Nova York, Sam Stovall, este cenário deve se tornar realidade, já que a China é um dos poucos países do mundo que deve apresentar alta em sua atividade econômica.
Rali de Natal
Outro motivo para acreditar em dias melhores para as empresas é o ”Rali de Natal”. Essa movimentação acontece quando os investidores seguem o rumo da maré, ou seja, retiram suas ações quando apresentam queda, e compram ações quando está em alta. Mesmo o Nasdaq e o S&P indicando seus piores cenários de perda anual desde 2008, o Rali deve impulsionar o capital e trazer bons números já no início de 2023.
Foto destaque: fachada da Nasdaq. Reprodução/Onze