Plano com anúncios da Netflix falha em números e ações da plataforma caem

Ana Paula Sousa Por Ana Paula Sousa
3 min de leitura

Após a divulgação dos dados pelo Wall Street Journal, do primeiro mês depois do lançamento do plano com anúncios, as ações da Netflix caíram 2,4%, gerando uma preocupação no mercado em relação aos resultados financeiros da plataforma que, atualmente, enfrenta pressão para se reinventar. 

A empresa tem lidado com um momento dificultoso em suprir as expectativas dos investidores, tendo registrado dois trimestres consecutivos em queda no número de assinantes no início de 2022, ocasionando uma baixa de cinco anos nas ações, devido a incerteza do mercado em ver propostas diferentes da plataforma para driblar a situação e se diferenciar em um mercado de streaming que começa a ficar saturado.

Muitos assinantes vinham reclamando do preço dos planos que, no Brasil, vão de R$ 25,90 no básico até R$ 55,90 no premium. Os reajustes constantes dos valores sem o oferecimento de diferenciais no serviço acabou levando muitos usuários a procurarem outras empresas de streaming.

Na tentativa de contornar o problema, em 3 novembro a plataforma disponibilizou nos EUA um novo plano com suporte de anúncios no valor de US $6,99 por mês. Além das propagandas durante o uso da plataforma, que devem ter em média de 4 a 5 minutos por hora, a qualidade da imagem e o conteúdo disponível é reduzido comparado a planos mais caros.


Catalogo de Plano com anúncios da Netflix tem menos series e filmes disponÍveis. (Foto: Reprodução/Nertflix)


Entretanto, o número de assinantes do novo plano não alcançou o esperado. Apenas 9% dos novos usuários da plataforma contrataram o plano após o lançamento, sendo 43% deles antigos clientes da Netflix. Além disso, dados revelam que apenas 0,2% de assinantes norte-americanos continuaram no plano com publicidade até o final de novembro. 

Em resposta aos dados da empresa Antenna divulgados pelo Wall Street Journal, um porta-voz da plataforma de streaming comunicou ainda ser “muito cedo” para a análise do novo plano, e que a plataforma se encontra “satisfeita com o lançamento e engajamento”. 

Segundo Doug Anmuth, analista da JP Morgan Chase, até o final de 2023, é esperado que cerca de 7,3 milhões de novos assinantes canadenses e americanos contratem os serviços da Netflix, representando 600 milhões de dólares em receita, com crescimento de 5% do total de assinantes. 

Até o momento, as ações da Netflix caíram em 53% no acúmulo do ano, deixando a empresa entre as 20 piores da S&P 500, índice do mercado norte americanop de capitais. 

 

Foto destaque: Plano com anúncios da Netflix falha em números e ações da plataforma caem. Reprodução/GQ.

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