Os amantes de chocolate verão mudanças em uma das marcas mais conhecidas no campo dos chocólatras. A fabricante dos chocolates Toblerone, Mondelez, anunciou a transferência de parte da produção para a Eslováquia no fim deste ano. Com a mudança, a marca não poderá mais usar o título de suíço em suas embalagens.
A nova aparência ocorre devido às regras de marketing suíças que restringem o uso de símbolos nacionais na promoção de produtos feitos exclusivamente no país. No que se refere ao Toblerone, a fábrica carrega como símbolo atual o Matterhorn ou monte Cervino, montanha conhecida dos Alpes, ele está localizado na fronteira da Suíça com a Itália.
O famoso chocolate suíço Toblerone não poderá mais carregar o título após a mudança para a Eslováquia (Foto: Reprodução/Instagram)
A porta-voz da Mondelez, Livia Kolmitz, confirmou o relatório da emissora suíça SRF ao anunciar a implantação de uma fábrica Toblerone no país Europeu no final de 2023. Apesar do enfraquecimento no setor alimentício devido à alta inflação, Kolmitz não relaciona a transferência da fábrica aos custos, pelo contrário, a empresa cita um aumento na demanda o que pode significar uma possível expansão na capacidade de produção originalmente em Berna, capital da Suíça.
Independente da mudança, as tradicionais barras serão encontradas na cidade em que nasceu. “Berna está no coração da história da Toblerone, continuaremos produzindo nossas barras de 100 gramas mais vendidas lá”, disse a porta-voz à Reuters.
As novas embalagens do Toblerone terá escrito ‘estabelecido na Suíça’, de acordo com declaração feita à BBC, ela também incluirá um novo tipo de fonte Toblerone e logotipo inspirado nos arquivos da fábrica e na assinatura do fundador Tobler.
O chocolate Toblerone foi lançado em 1908 pelos suiços Theodor Tobler e Emil Baumann. O chocolate ao leite com amêndoas e mel da confeitaria estadunidense Mondelez International, até o momento é produzido exclusivamente em Berna, na Suíça desde o início da década de 1990.
Foto destaque: Toblerone terá embalagem nova. Reprodução/Instagram