Atualmente, a corporação apresenta poderosos números em seu mercado. No último ano fiscal, teve 51 bilhões de dólares em receitas e possui um valor de 151 bilhões de dólares. Segundo relatório da Mordor Intelligence, ela está à frente de seus concorrentes: Adidas, Puma, Fila e ASICS.
A partir de 1978, com a exposição do símbolo pelo ex-tenista número um do mundo, John McEnroe, e posteriormente por Michael Jordan e Tiger Woods, lendas em seus respectivos esportes, a fortuna de Knight chegou a 40 bilhões de dólares, em na Forbes 400 de 2023, ocupou a 18ª posição no ranking.
A organização começou como distribuidora dos sapatos Onitsuka Tiger, fabricados no Japão. Pelas estratégias inovadoras de marketing e propaganda, lançadas desde a década de 70, a Nike mudou seu patamar. Em 81, Alberto Salazar, ex-fundista norte-americano, Cowboys, equipe de futebol americano, e Dodgers, time de beisebol, expuseram a marca na TV.
Parceria com heróis
A ideia era usar a imagem de atletas profissionais e seu alcance durante os eventos, e pós-torneios, com as notícias nos jornais e revistas, como a Sports Illustrated. A moda seguiria para esportistas amadores, fãs de jogadores, e para adolescentes, crianças e suburbanos não atléticos. Em troca, cederia produtos, patrocínio em recursos financeiros e porcentagem pelas vendas dos calçados Nike.
Contínuas modificações
Esse empreendedorismo foi um divisor de águas. A moda de imitar seus heróis, somada à preocupação pela saúde dos norte-americanos, geravam receitas cada vez maiores a Knight. Pela terceirização, ficou mais fácil produzir os tênis esportivos, colocá-los em estoque, investir em equipamentos, e pensar na expansão dos produtos para o público infantil e também na linha de roupas. Outra jogada importante para o sucesso de Phil e seu empresa foi a constante transformação de seus modelos básicos, evitando o enjoo pelos consumidores.
O filme “Air: A História Por Trás do Logo” conta um pouco da parceria entre Nike e o astro do basquete mundial, Michael Jordan e a origem da linha Air Jordan. Baseado em fatos reais, a trama explora a expertise dos funcionários, especialmente do executivo Sonny Vaccaro, para contratar atletas e aumentar a divulgação da empresa.