Um encontro do funk com o rap. Do Rio com Niterói. É assim “LEVANTA MINA”, show inédito que reúne no palco três mulheres negras, nascidas e criadas em periferias do estado: MC Carol e o duo de rap ABRONCA. As apresentações passam pelo Sesc Teresópolis (09/12), Sesc São Gonçalo (11/12) e Sesc Niterói (16/12) com ingressos que variam entre gratuidades e R$ 10.
“LEVANTA MINA” traz referência ao single que MC Carol lançou em 2021 e que versa sobre sororidade, autoestima e amor próprio. “Acho que essa música eu fiz mais para mim do que para os outros. Porque mesmo se aceitando e se gostando, a gente vive num mundo muito preconceituoso”, explica a funkeira niteroiense.
Além de abraçar as vivências e projetar o talento das artistas, sendo meio e voz para quem nem sempre é ouvida, a iniciativa abre um precedente de representatividade, para que outras “minas” possam se espelhar. “A MC Carol é uma das nossas principais inspirações e esperamos poder inspirar outras meninas” diz Jay, do ABRONCA. “Pra gente é uma honra dividir o palco com a Carol de Niteroi”, completa My, também do duo.
O resultado da junção da arte já em ebulição de MC Carol com o talento em franca ascensão do ABRONCA é um show composto por 20 músicas de autoria das artistas, como os sucessos “Meu Namorado é O Maior Otário” e “100% Feminista”, de MC Carol, e músicas do novo álbum “DE CRIA PRA CRIA”, do ABRONCA, lançado em novembro deste ano.
Idealizado pela Ubuntu Produções, empresa responsável pelo gerenciamento de carreira das artistas, o show “Levanta Mina” foi selecionado no edital SESC Pulsar 2021. Agora, a turnê de estreia ganha as unidades de Teresópolis (09/12), São Gonçalo (11/12), Tijuca (15/12) e Niterói (16/12).
Sobre as artistas:
MC Carol é um dos nomes de relevância do funk carioca. Sucesso com músicas como “Minha vó tá maluca”, registrada em DVD da Furacão 2000, a MC ficou conhecida pelo grande público em 2015, ao participar de “Lucky Ladies”, reality show da FOX. Em 2016, lançou “Bandida”, seu primeiro álbum, e surpreendeu ao cantar temas como a realidade das comunidades, a sexualidade e o feminismo. Em 2021, lançou “Borogodó”, segundo álbum da sua carreira. Seu hit mais recente é “Descontrolada”, um feat com Pabllo Vittar.
Cria do Vidigal, o duo ABRONCA foi descoberto por um selo inglês ainda como Pearls Negras – com formação em trio – no ano de 2014, quando estrearam com lançamento internacional de uma mixtape e tour pela Europa. Em 2017, mais maduras e com novo olhar sobre a carreira, retomaram a veia rascante do rap e se reinventaram, adotando novos nomes e identidade musical. Formado por My e Jay, o ABRONCA vem se consolidando na cena do rap nacional, e a estreia como duo se deu nos palcos da edição 2019 do Rock in Rio. ABRONCA está em um momento especial na carreira, com o lançamento de seu primeiro álbum, novidade que vai dar o tom dos shows.
Foto Destaque: Reprodução