Nesta segunda-feira (9), o ministério das relações exteriores do Brasil estaria agindo para poder retirar a equipe da embaixada que se localiza em Damasco, na Síria. Após a queda do ditador Bashar al-Assad, o Palácio do Planalto emitiu uma ordem para que se efetue a evacuação da equipe presente no país, visando proteger os servidores presentes no país a qual houve a situação relacionada a queda do governante do país.
Situação
Após ocorrer incidentes nas embaixadas de Cuba e Itália localizadas em Damasco, o Brasil resolveu retirar a equipe presente da sua embaixada na Síria. Num plano de retirada, utilizamos um trem para levar o pessoal que faz parte da equipe até o Líbano. A equipe do presidente Lula disse que a situação na Síria tem a tendência a piorar, pois apesar de Bashar al-Assad ter sido um ditador cruel no país, ainda assim ele tinha um pouco de referência no governo.
Um combatente arranca um cartaz representando o presidente Sírio Bachar Al-Assad(L)(Foto: reprodução/Omar Had Kadour/ Getty Images Embed)
Segurança
Apesar de decidirem efetuar o fechamento da embaixada do Brasil na Síria, ainda assim não se sabe se o prédio onde se localiza a embaixada estará seguro de fato. Aparentemente, parece que pode ocorrer uma anomia entre os grupos extremistas do local para poder tomar o controle das regiões, com isso não se sabe como será a segurança do local, pois pode se acentuar uma violência.
Brasileiros
Diplomatas informaram a imprensa, que não existe uma pretensão por hora, para haver uma repatriação dos brasileiros na Síria, mesmo tendo 3 mil pessoas que nasceram no Brasil vivendo lá, ainda não existe demanda suficiente de acordo com a diplomacia brasileira, para que se tenha o envio da força aérea.
A diplomacia brasileira esta esta sendo retirada da Síria e retornando ao Brasil.