Corpo de Preta Gil aguarda trâmites para repatriação
Segundo informações fornecidas pelo Consulado-Geral do Brasil em Washington D.C., capital dos Estados Unidos, para que o corpo da cantora possa ser enviado ao Brasil, pelos familiares e/ou responsáveis devem atender uma série de burocracias procedimentais e documentais. A cantora Preta Gil faleceu ontem (20/7), aos 50 anos, nos Estados Unidos, em Nova York, enquanto […]
Segundo informações fornecidas pelo Consulado-Geral do Brasil em Washington D.C., capital dos Estados Unidos, para que o corpo da cantora possa ser enviado ao Brasil, pelos familiares e/ou responsáveis devem atender uma série de burocracias procedimentais e documentais. A cantora Preta Gil faleceu ontem (20/7), aos 50 anos, nos Estados Unidos, em Nova York, enquanto se submetia a um tratamento de saúde para conter o câncer no intestino que enfrentava desde 2023.
Procedimentos e documentos
O corpo da cantora deve ser, inicialmente, recolhido do hospital por uma funerária local, em parceria com uma funerária brasileira. Ambas, devem atender todos os requisitos sanitários específicos do procedimento, bem como aqueles impostos pelas legislações dos dois países – Estados Unidos e Brasil.
Além dos documentos essenciais para o registro do falecimento de qualquer pessoa, como o atestado de óbito, por exemplo, que divulga a causa mortis da pessoa, como o falecimento ocorreu no exterior, são necessários, também, dois certificados: (i) o certificado de traslado do corpo e o (ii) certificado de embalsamento, cuja exigência procede das normas americanas.
Por fim, um atestado sanitário também deverá ser emitido, para comprovar que não se tratava de uma doença contagiosa, pois caso assim fosse, seria obrigatório que o transporte do corpo fosse realizado através de um compartimento metálico, fechado hermeticamente.

Gilberto Gil, Preta Gil e Flora Gil (Foto: reprodução/Instagram/@pretagil)
Todos os documentos deverão ser chancelados por uma autoridade americana, para que, finalmente, o aeroporto autorize formalmente o transporte do corpo.
Os custos de tudo ficam por conta da família e/ou responsável.
Normas brasileiras
O tema também é regulamentado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária – ANVISA – através da Resolução 33/2011, que estabelece, em seu artigo 7º, o meio pelo qual o corpo deve ser transportado, exigindo que seja através do compartimento de cargas do avião, e o artigo 9º, que exige comunicação às autoridades sanitárias sobre qualquer anormalidade que, porventura, venha ocorrer durante o trajeto.

Preta Gil e o filho Francisco Gil (Foto: reprodução/Instagram/@franciscogil)
A cantora faleceu aos 50 anos, deixando seu filho Francisco Gil, fruto de seu relacionamento com o ator Otávio Müller, e uma neta, de 9 anos, Sol de Maria.
