Após problemas com urna eletrônica em Manaus,TSE concluiu hoje a apuração dos votos do primeiro turno

Anderson Silva Por Anderson Silva
2 min de leitura

Nesta terça-feira (4), o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) finalmente terminou o registro de apuração de votos do primeiro turno das eleições de 2022. O atraso significativo ocorreu por conta de uma seção eleitoral que está localizada em Coari,município amazonense onde se tem difícil acesso . A seção está localizada cerca de 360 km de distância da capital Manaus.

Apesar da apuração ser finalizada somente agora,o resultado das eleições não será impactado. Em nada altera os números da corrida eleitoral,que já foi matematicamente definida e teve seu resultado divulgado no último domingo(2),pelo TSE. A porcentagem dos candidatos a presidente continuam os mesmos. Lula com seus 48% e Bolsonaro com 43%.

O atraso foi acarretado pelo difícil acesso ao município de Coari,além do fato de ter sido necessária a substituição da urna eletrônica para que fosse usada a votação manual,principais fatores que dificultaram a contagem de votos.

O Tribunal Regional Eleitoral do Amazonas(TRE-AM) concedeu entrevista à CNN, explicando o fato ocorrido : 

“A demora na finalização da contagem dos votos se deu em virtude da distância entre o local de votação e a sede do município”.


Imagem: Szucinski/Getty Images/iStockphoto


Após a apuração completa dos números,o TSE divulgou os resultados dos votantes do último domingo. De cerca de 156.454.011,apenas 123.682.372 foram às urnas voltarem,totalizando 79,05% da população votante do país. 

Votos válidos : 118.229.719. 

Abstenção :32.770.982,totalizando 20,95%. 

Votos nulos 3.487.874, equivalente a 2,82% dos votos.

Os votos em branco 1.964.779 , equivalente a 1,59%.

É importante ressaltar que a conquista desse público não votante pode ser o diferencial para os dois candidatos que disputam a presidência do país conseguirem se sobressair perante o outro.

Ainda segundo o próprio TSE,a adoção do voto impresso é muito comum em muitas eleições, principalmente por conta de situações de logísticas e imprevistos.

 

Foto destaque : Urnas eletrônicas do TSE(Abdias Pinheiro/SECOM/TSE)

Deixe um comentário

Deixe um comentário