Brasil tem mais de 100 cidades com tarifa zero no transporte público

No Brasil, mais de 100 cidades têm o serviço de transporte público totalmente gratuito, o que beneficia diretamente cerca de cinco milhões de cidadãos. Apesar do número representar um baixo percentual em meio aos 5.568 de municípios do país, a medida vem ganhando popularidade, e foi adotada por 36 cidades no ano de 2023. Neste […]

12 jan, 2024

No Brasil, mais de 100 cidades têm o serviço de transporte público totalmente gratuito, o que beneficia diretamente cerca de cinco milhões de cidadãos. Apesar do número representar um baixo percentual em meio aos 5.568 de municípios do país, a medida vem ganhando popularidade, e foi adotada por 36 cidades no ano de 2023. Neste mês, outras duas já aderiram: Machado, em Minas Gerais; e São Fidélis, no Rio de Janeiro. 

Medida vem ganhando espaço no debate público

Atualmente, 11 cidades com mais de cem mil habitantes têm a tarifa zero integral, e capitais como São Paulo, Porto Alegre e Fortaleza já debatem a possibilidade de implementar a medida de forma parcial ou total. Além disso, a questão promete ocupar um lugar de destaque durante os debates para as eleições municipais deste ano.


Brasil tem mais de 100 cidades com tarifa zero no transporte público
No final de 2023, o município de Caetano do Sul, em São Paulo, adotou a tarifa zero para os usuários do transporte público (Foto: reprodução/Paulo Pinto/Agência Brasil)


E não é apenas no Brasil que a gratuidade nos transportes públicos vêm ganhando espaço nas discussões sobre políticas públicas: cidades como Nova York, Boston e Lisboa estão em discussões sobre a possibilidade de adoção da tarifa zero. No Chile, entidades querem levar o debate mais além, e já falam na união entre zero tarifa e zero emissões.

Impactos na economia

O coordenador do programa de Mobilidade do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), Rafael Calabria, afirmou que o aumento do preço e a má qualidade do serviço levou a uma queda de passageiros, ao mesmo tempo em que a implementação da tarifa zero conseguiu reverter o quadro nos locais em que foi aplicada: “Os relatos das gestões municipais, em sua maioria, são de crescimento de duas a quatro vezes no número de passageiros e o comprometimento de 1% a 2% do orçamento municipal com a política”, disse.

Daniel Santini, mestre em Planejamento Urbano e Regional na Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP e coordenador da Fundação Rosa Luxemburgo, declara ainda que a crise do transporte público é subdimensionada, e que pode representar o colapso geral do serviço no país. Para ele, a gratuidade não resolve todos os problemas, mas pode ter um papel importante em algumas áreas, incluindo a desigualdade social: “A tarifa zero beneficia especialmente as pessoas que não têm condições de pagar a passagem, o que leva a um efeito segregador”, afirma.

De acordo com ele, isso ocorre porque essa parcela mais carente da população sofre com a falta de possibilidade de deslocamento, e a gratuidade serve como uma abertura para que esses cidadãos possam ter acesso a direitos como saúde e educação.

Foto destaque: município de Luziânia _ GO, no Entorno do Distrito Federal, passa a ter transporte público em operação com tarifa zero (Reprodução: Wilson Dias/Agência Brasil)

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