O que muitos não sabem é que, muito antes de ser o sucesso que é entre as plataformas de streaming, a Netflix já possuía um sistema de aluguel de dvds também muito bem sucedido, era quase como uma locadora a delivery. No entanto, essa semana marca o fim do serviço de aluguel da empresa.
A revolução da locadora comum
Surgido em 1998, este serviço da plataforma tinha como intuito renovar a ideia que as pessoas possuiam de uma locadora. O cliente tinha a alternativa de fazer o pedido do filme desejado do conforto de sua própria casa, tal como funciona a encomenda de comidas e bebidas por exemplo, e ele seria entregue por correio em um curto intervalo de tempo.
Apesar de hoje em dia não soar tão prático ou inovador, na época, quando os serviços de streaming não eram comuns e não possuíam variedade, o aluguel pela Netflix foi um grande avanço para os amantes do cinema.
O serviço não chegou ao Brasil, mas era muito utilizado no exterior. A estimativa é a de que mais de cinco bilhões de dvds tenham sido alugados através da Netflix.
DVDs eram enviados em envelopes vermelhos (Foto/Reprodução/Netflix)
O declínio
Com o passar dos anos e o aumento da popularidade dos streamings, no entanto, o uso do aluguel de dvds da Netflix caiu drasticamente, e o lucro da empresa em relação a ele não compensava mais.
“Nosso objetivo sempre foi fornecer o melhor serviço aos nossos assinantes, mas à medida que o negócio de DVD continua a diminuir, isso se tornará cada vez mais difícil”, declarou Ted Sarandos, co-CEO da empresa.
Já em 2023, o aluguel de dvds se tornou cada vez menos comum, e agora, buscando acompanhar as mudanças e avanços tecnológicos do mercado, o foco da Netflix é investir em áreas mais modernas para além do streaming, o que não inclui o aluguel de dvds.
Foto Destaque: caixa da Netflix. Reprodução/New York Times