De acordo com as informações da imprensa argentina, o brasileiro Fernando André Sabag Montiel, acusado de ter tentado assassinar a vice-presidente Cristina Kirchner na última quinta-feira (1), enquanto a vice-presidente acenava ao público do lado de fora de sua casa, recusou-se a depor na noite desta sexta-feira (2), durante interrogatório na sede da polícia Federal em Buenos Aires perante a juíza federal Maria Eugenia Capchetti e o promotor Carlos Rivolo.
Fernando escutou a leitura dos fatos e reclamou de um toque no olho que recebeu logo após tentar atirar “a queima roupa” a uma distância de 20 cm na cabeça de Cristina, e depois se recusou a responder as perguntas. A polícia federal ainda investiga se o brasileiro agiu sozinho ou se há outras pessoas envolvidas no episódio de quinta-feira, que foi marcado por muito desespero e revolta. Até agora, Sagab Montiel foi o único sabainado no caso de tentativa de homicídio.
Cristina Kirchner acena ao público (Reprodução/Instagram)
A juíza e o promotor já coleram 30 depoimentos, incluindo depoimentos da ex-presidente, prestados em seu apartamento, seu depoimento durou cerca de 50 minutos. Em seu relato, Kirschner afirmou que não percebeu quanto o homem apontou uma arma para ela. Disse que, somente ao chegar em casa tomou conhecimento da tentativa de assassinato.
O presidente Alberto Fernández se manifestou sobre o caso: ”É o evento mais sério que passamos desde que a Argentina voltou à democracia. Não há chance da vioência coexistir na democracia. Cristina permanece viva porque, por algum motivo que ainda não foi confirmado, a arma com cinco balas não disparou mesmo com o gatilho sendo puxado”, afirmou.
O caso ocorreu na noite de quinta-feira, na porta da casa de Kirchner, em Buenos Aires, o brasileiro mirou contra a vice-presidente enquanto ela cumprimentava apoiadores. A arma não disparou mesmo após o acionamento do gatilho, Cristiana não ficou ferida. A motivação para o crime não foi esclarecida.
Foto destaque: Fernando André Sabag Montiel e arma utilizada para o atentado (Reprodução/ Instagram)