Localizado na Baixada Fluminense, Duque de Caxias tem vivido constante guerra entre o crime organizado. No início da manhã desta quinta-feira (28), facções rivais entraram em confronto em mais uma disputa por territórios, e os moradores fizeram registros do intenso tiroteio nos bairros de Jaqueira e Pantanal.
Durante a troca de tiros, pelo menos dois ônibus e três carros foram incendiados. Não foram registrados casos de óbito ou de feridos durante o confronto. Nenhum relato de como teria se iniciado a troca de tiros foi registrado. Informações preliminares revelam que milicianos e traficantes se enfrentaram primeiro no bairro da Jaqueira, mas não se tem certeza de quem teria começado os ataques.
A disputa na Jaqueira e no Pantanal
Homens fortemente armados, por volta das 07h, invadiram o “Condomínio da Jaqueira” e começaram a trocar tiros com outros bandidos em meio aos prédios. De acordo com depoimentos dos moradores, não havia nenhuma possibilidade de sair para trabalhar. Segundo relatos, foram duas horas de intenso tiroteio. O comércio da região acabou não abrindo as portas.
Ônibus é incendiado durante confronto de criminosos em Duque de Caxias (Foto: Reprodução/Corpo de Bombeiros)
Os criminosos, por volta das 09h, atearam fogo em veículos que estavam estacionados nas ruas Eça de Queiroz e Soares D. Andreia. A nuvem de fumaça preta podia ser avistada de longe. Após ser controlado o fogo dos ônibus incendiados, moradores aproveitaram para tirarem as partes metálicas do coletivo. Homens também fizeram o mesmo com um carro queimado na ação dos bandidos.
A situação em Duque de Caxias
Segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública, Duque de Caxias está no ranking das 50 cidades mais violentas do Brasil, com um número de 44,3 mortes violentas intencionais para cada 100 mil habitantes.
Duque de Caxias está entre as cidades mais violentas do Brasil, segundo o Anuário Brasileiro de Segurança Pública (Foto: Reprodução/Mais PB)
Jaqueira e Pantanal, envolvidos no confronto desta quinta-feira (28), ficam bem próximos a Gramacho, que também tem sido marcado pela violência entre criminosos. Vale destacar que há mais de uma semana, praticamente, policiais militares sofreram um ataque de bandidos na região, onde um funcionário de um posto de gasolina ficou ferido e outro morreu.
Foto destaque: Confronto entre traficantes e milicianos marcam a manhã desta quinta em Duque de Caxias. Reprodução/TV Globo