O momento decisivo para o Brasil se aproxima: as eleições! Neste Domingo, dia 2 de Outubro, o povo de todo o Brasil sairão de suas casas para votar. É importante o eleitor ficar atento, para seguir as regras, não esquecer nenhum documento e exercer sua cidadania com sucesso.
O título de eleitor não é o único documento que permite a escolha de seu candidato na urna. Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), caso não tenha o título ou nao esteja em dia, é possível realizar a votação com um documento com foto.
A Justiça Eleitoral aceita os seguintes documentos na hora da votação:
- e-Título (Há também o título de eleitor em meio digital. Caso esteja sem foto, é necessário apresentar outro documento oficial com foto);
- Identidade social;
- Carteira de identidade;
- Passaporte;
- Carteira de categoria profissional reconhecida por lei;
- Carteira de trabalho;
- Certificado de reservista;
- Carteira nacional de habilitação.
A recomendação do TSE, é verificar se o título está em dia. Para tal, basta digitar o número do documento e a data de nascimento do portador no site do sistema de verificação do tribunal.
Urna que os eleitores votarão (Foto: Reprodução/Freepik)
Além disso, só é permitido o eleitor levar para a urna papel e caneta, devido a isso, a Justiça Eleitoral não permite a entrada de nada que possa representar um risco ao sigilo do ato de votar O uso de celular durante a votação é inadmissível, sendo considerado crime eleitoral. Após realizar sua identificação junto ao mesário da sua seção, o eleitor deverá deixar o telefone na mesa, pois filmar a urna é considerado crime eleitoral.
Em caso de recusa a entregar o celular, o eleitor será impedido de votar. A presidencia da mesa eleitoral em questão, tem direito de chamar a polícia para lidar com o problema.
Para todos exercerem seu direito à cidadania, o prefeito do Estado do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, declara a gratuidade do BRT e dos ônibus da cidade. Não será necessário pagar passagem no próximo Domingo, dia 02 de Outubro, entre às 6h da manhã e 20h da noite. Para isso a gratuidade, será necessário apenas mostrar seu título de eleitor.
Foto Destaque: Representação do dia de eleição. Reprodução/Freepik