Eleitores do Norte e Nordeste denunciam blitz da PRF

Jefferson da Silva Por Jefferson da Silva
3 min de leitura

Neste domingo, dia 31 de outubro, no segundo turno das eleições no Brasil, houve quase 600 operações da Polícia Rodoviária  Federal em vários municípios dos estados Norte e Nordeste. Essa ações descumprem a ordem do ministro  Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Alexandre de Moraes ordenou que as operações da PRF não fossem realizadas no 2 turno das eleições. Todas essas denúncias partiram do Norte e Nordeste do país através de publicações nas redes sociais.

O ministro Alexandre de Moraes mandou uma ordem para o diretor da PRF Silvinei Vasques determinando a paralisação das operações “imediatamente”, principalmente as que estavam sendo realizadas em transportes públicos. O ministro estabeleceu que caso o diretor Vasques não cumprisse as ordens a pena seria de  RS 100 mil por hora e o afastamento do cargo e das funções e prisão em flagrante por desobediência e crime eleitoral.


<blockquote class=”twitter-tweet”><p lang=”pt” dir=”ltr”>DEIXEM O NORDESTE VOTAR<br><br>A PRF tá fechando estradas no Nordeste para impedir povo de votar, e em muitas regiões rurais do Nordeste o número de ônibus que fariam o transporte dos moradores para os locais de votação estão sendo REDUZIDOS!!<br><br>CANALHAS</p>&mdash; Bagi (@gabicattuzzo) <a href=”https://twitter.com/gabicattuzzo/status/1586749660005269504?ref_src=twsrc%5Etfw”>October 30, 2022</a></blockquote> <script async src=”https://platform.twitter.com/widgets.js” charset=”utf-8″></script>

tweet da influenciadora digital Bagi (Foto: Reprodução/Twitter) 


Um eleitor de Sergipe relatou que “O policial subiu e perguntou se os passageiros estavam de cinto, depois ele pediu para ver o extintor. Em seguida, chamou o motorista e o cobrador e verificou alguns documentos. Depois, o motorista foi multado porque estava com o toxicológico vencido e liberado em seguida” esse caso ocorreu após ele ter votado e estava retornando para sua residência.

Diante da ordem de Moraes, algumas horas depois o diretor da PRF foi até a sede do TSE em Brasília para uma conversa com o ministro. Na saída do TSE, Vasques suspendeu todas as operações do país, segundo informações  da jornalista Andréia Sadi da Globonews. O Moares até pensou na possibilidade de estender o horário para votar no 2 turno, mas nada foi confirmado e o período de votação se encerrou em horário normal.

No twitter a campanha “DEIXE O NORDESTE VOTAR” passou a ocupar os primeiros lugares entre os assuntos mais comentados da plataforma social. usuários fazem relatos e denúncias contra a ação criminosa do PRF impedindo os eleitores de votar neste domingo. Vale lembrar que todas as denúncias estão protocoladas por vídeos, imagens e testemunhas que estão sendo apuradas para uma investigação de crime eleitoral.

 

Foto Destaque: Dois policiais da PRF parando um veículo na blitz. Reprodução/Hugo Barretos

Deixe um comentário

Deixe um comentário Cancelar resposta

Sair da versão mobile